Início » Como a Suécia está prestes a se tornar o 1º país da Europa livre do cigarro
Destaque Geral

Como a Suécia está prestes a se tornar o 1º país da Europa livre do cigarro

Foto: Freepik

A Suécia esta caminhando de ter uma taxa de prevalência de tabagismo abaixo de 5% e se aproxima do marco histórico de se tornar o primeiro país “livre do tabagismo” da Europa. De acordo com o relatório “A experiência sueca: um roteiro para uma sociedade sem fumo”, apresentado em 14 de março em um seminário internacional de pesquisa em Estocolmo, nenhum outro país da União Europeia está perto de replicar essa conquista e nenhum está efetivamente no caminho de alcançá-la conforme a meta estabelecida pela União Europeia para 2040.

Segundo os autores do relatório, a abordagem da Suécia, que combina métodos de controle do tabagismo com estratégias de minimização de danos, pode salvar 3,5 milhões de vidas na próxima década se outros países do bloco adotarem medidas semelhantes.

A inovadora estratégia do país para minimizar os efeitos prejudiciais do tabagismo combina as recomendações da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS, incluindo a redução da oferta e demanda de tabaco, proibição do fumo em determinados locais, mas acrescenta um elemento importante: aceitar produtos sem fumaça como alternativas menos prejudiciais.

“Trata-se de combinar o controle do tabagismo com a minimização de danos”, explica o médico especializado em questões globais de saúde pública, Delon Human, um dos autores do relatório, em comunicado. “Não existem produtos de tabaco isentos de riscos, mas os cigarros eletrônicos, por exemplo, são 95% menos prejudiciais que os cigarros. É muito melhor para um fumante mudar de cigarros comuns para cigarros eletrônicos ou sachês de nicotina oral do que continuar fumando”, completa.

De O Globo.