Início » Governo muda regras para servidores: sem ponto e limite para trabalho no exterior
Destaque Política

Governo muda regras para servidores: sem ponto e limite para trabalho no exterior

O governo federal atualizou nesta segunda-feira as regras do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), criado em 2022 na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou hoje uma instrução normativa que detalha as regras estabelecidas via decreto.

O PGD tem como objetivo melhorar a prestação do serviço público, por meio de uma série de orientações e critérios. Entre as principais mudanças estão a criação de um novo sistema de avaliação de desempenho, a flexibilização das regras de trabalho remoto e a ampliação da possibilidade de trabalho no exterior.

As novas regras do PGD devem entrar em vigor em breve.

Uma das principais mudanças – já prevista no decreto e detalhada no novo ato do governo Lula – foi a substituição do controle de frequência dos servidores federais por uma espécie de “controle de produtividade” – que será baseado nas metas e resultados dos funcionários.

Para isso, o Ministério de Gestão explica que cada unidade deverá ter um plano de trabalho. Esse plano deve apresentar o que a unidade entrega e período de entregas.

Em nota, o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo avalia que a instrução normativa publica hoje “intensifica o foco em resultados” previsto no Programa de Gestão e Desempenho.

“Busca-se aprimorar a eficiência das instituições públicas através da definição de entregas claras e da avaliação do desempenho de equipes”, afirma.

Trabalho no exterior

Já o teletrabalho no exterior ficará limitado a 2% do órgão ou entidade da administração federal, inserido no Programa de Gestão e Desempenho.

Segundo o Ministério de Gestão, a finalidade da limitação é “permitir o acompanhamento dos casos específicos, avaliando os resultados” dos servidores fora do país.

O decreto e instrução normativa estão valendo para os ministérios, órgãos diretamente subordinados à administração federal, autarquias, e os chamados órgãos fundacionais (com o IBGE);

Teletrabalho

A instrução normativa também regulamenta as regras para o trabalho remoto. Alguns pontos são:

  • O trabalho pode ser remoto ou presencial de acordo com a necessidade do órgão ou unidade, ou com os critérios da vaga ocupada, com a necessidade ou não de atendimento ao público;
  • A chefia de determinada unidade e o servidor autorizado ao trabalho remoto poderão repactuar, a qualquer momento, a modalidade e o regime de serviço;
  • Só poderão ingressar na modalidade teletrabalho aqueles que já tenham cumprido um ano de estágio probatório.

De O Globo.