Início » Amazonas chega a 15 mil unidades consumidoras de gás natural
Amazonas

Amazonas chega a 15 mil unidades consumidoras de gás natural

Marca histórica de usuários contratados foi alcançada pela Cigás em julho

Neste mês de julho, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) chegou a um total de 15 mil unidades consumidoras (UC´s) contratadas. Essa marca histórica reflete o resultado dos investimentos do Governo do Estado, por meio da concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural, na expansão da rede de fornecimento do combustível.

“Esta marca é mais uma importante conquista, resultado do trabalho que estamos realizando em consonância com as ações estratégicas do Governo do Estado para o mercado de gás natural e na condição de prestadora de serviço público, a Cigás está cada vez mais comprometida em ampliar as alternativas de consumo do combustível para o maior número possível de usuários, com tratamento isonômico e modicidade tarifária”, destaca o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar.

A Cigás fornece gás natural para usuários dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. Entre as 15 mil unidades consumidoras contratadas estão usinas termelétricas da capital e dos municípios de Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga e Coari; indústrias que usufruem de incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM); estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, entre os quais os principais shoppings da cidade, supermercados, lavanderias, restaurantes, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz; postos de abastecimento de gás natural veicular (GNV); além de usuários residenciais localizados em várias zonas da cidade.

Para o avanço dos beneficiados, a Companhia realiza um intenso trabalho de prospecção de unidades consumidoras, apresentando as diversas vantagens do uso do gás natural, que inclui desde a economicidade, o ganho ambiental até a diversidade de utilização e fornecimento contínuo. Em seguida, a Cigás realiza estudos técnicos e econômicos, considerando as necessidades de cada demandante. “Com isso, para além do fornecimento de gás natural, entregamos soluções energéticas”, afirma o diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior.

Investimentos e expansão

De acordo com o Plano de Negócios da Cigás, de 2023 a 2027, o montante a ser aplicado na expansão do sistema de distribuição de gás natural é de R$ 282 milhões. Hoje, o sistema de distribuição de gás natural possui 253 quilômetros de extensão. Com os investimentos, a projeção é praticamente duplicar a extensão da rede de gás natural e chegar a 427 quilômetros, bem como superar a expressiva marca de 28 mil usuários de gás natural até 2027. 

O sistema de gasodutos, atualmente, já possibilita o fornecimento de gás natural para usuários localizados em 26 bairros de Manaus: Colônia Terra Nova, Lago Azul, Novo Israel, Santa Etelvina, Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo, Gilberto Mestrinho, Alvorada, Dom Pedro, Compensa, Ponta Negra, São Jorge, Tarumã, Aleixo, Adrianópolis, Chapada, Flores, Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro, São Geraldo, Centro, Distrito Industrial, Japiim, Praça 14 de Janeiro, Presidente Vargas e Vila Buriti.

Com informações da assessoria.