Início » Especialista dá dicas de como fazer acontecer na área de TI sem precisar de diploma
Uncategorized

Especialista dá dicas de como fazer acontecer na área de TI sem precisar de diploma

As dificuldades do mercado de trabalho têm incentivado muitas pessoas a migrarem para carreiras em tecnologia, surfando na onda da transformação digital. Entre os interessados em ingressar no mercado de TI, 63% estão em transição de carreira; 57% estão ativas no mercado de trabalho, mas em outras áreas; e mais de 36% têm mais de cinco anos na profissão anterior – o que ilustra a forte tendência de migração entre áreas. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2023 entre os membros da Orange Juice, ecossistema tech patrocinado pela FCamara criado com o intuito de guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou já amantes da tecnologia em suas carreiras. 

A pesquisa do grupo sugere que o perfil dos interessados no segmento é formado por pessoas com idades entre 25 e 40 anos, que já têm uma profissão consolidada em outras áreas e que escolheram migrar para a tecnologia. O sexo masculino representa 55% do público, com destaque para as faixas etárias de 25 a 30 anos, representando 23%, e dos 35 a 40 anos, com 20%.

“A insatisfação em determinadas áreas tem refletido nessa migração de profissionais em busca de oportunidades. Muitas dessas pessoas visam dar um upgrade no salário, mas se esquecem que essa transição requer cuidados e bastante estudo”, destaca Joel Backschat, fundador da Orange Juice e CIO da FCamara.

O especialista também aponta que trabalhar com tecnologia abre muitas portas, inclusive no exterior, já que muitos profissionais têm a possibilidade de exercer a profissão remotamente e aprender outras culturas. Para quem quer investir na área com afinco, Joel ressalta alguns pontos-chave na trajetória.

Confira:

1- Invista em qualificação – Todos os dias surgem novas tecnologias e, por isso, é importante estar sempre atualizado com o que está acontecendo no mundo. Para os que estão nessa transição, é importante praticar códigos e aprender tudo sobre a linguagem de programação com a qual está trabalhando. Além disso, fique atento às vagas disponíveis no mercado, muitas empresas buscam profissionais temporários e isso pode ajudar a ganhar experiência para conseguir melhores oportunidades no futuro.

2- Aprenda outros idiomas – Embora isso não seja uma barreira no dia a dia da profissão, saber falar outra língua é um diferencial e pode ajudar muito na caminhada na tecnologia. A fluência no idioma acaba sendo um ponto de destaque para candidatos que queiram investir em empresas de fora, por exemplo.

3- Invista em suas habilidades – Grande parte dos profissionais que atuam na área não são formados na área, mas sim em cursos não relacionados a engenharia ou tecnologia. Sendo assim, aqueles com habilidades em matemática, estatística e programação se destacam. Mesmo que você não seja o melhor com números, é possível e indicado se aperfeiçoar.

4- Participe de comunidades online
 – Como em todas as profissões, o networking é muito importante para conhecer pessoas que pensam como você. Explorar o ecossistema em que está ingressando é fundamental. Participe de grupos de discussão, fóruns e comunidades online, como a Orange Juice. A ideia desses locais é justamente guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou já amantes da tecnologia em suas carreiras.