Início » Análise destaca tendências do mercado contábil no Brasil
Notícias Corporativas

Análise destaca tendências do mercado contábil no Brasil

Estudo apontou maturidade e estabilidade como características do setor

No contexto da contabilidade brasileira, uma análise recente do mercado ofereceu informações sobre as tendências e o panorama atual do setor. O estudo chamado de “O Mercado Contábil”, realizado pela startup contábil HubCount em colaboração com a Linx, especialista em tecnologia para o varejo, apresentou resultados detalhados no segundo semestre de 2023.

Os dados revelaram uma cena caracterizada pela estabilidade e maturidade predominantes, com a maioria dos participantes (55,4%) atuando no mercado por mais de uma década. No entanto, também houve evidências da entrada de novos empreendimentos, com 10,7% das empresas contábeis tendo menos de um ano de existência e 11,5% operando entre um e três anos, indicando uma dinâmica de renovação no setor.

Um ponto de destaque foi a abrangência geográfica das operações dos escritórios contábeis. Mais da metade deles (63,59%) atendem além de seus municípios de origem, sendo que 41,97% possuem uma atuação estadual, 19,87% nacional e 1,75% internacional.

Quanto às tendências tecnológicas, há uma movimentação em direção à contabilidade digital. A automação e digitalização dos processos contábeis foram identificadas como fatores-chave para aumentar a eficiência, reduzir custos e aprimorar a precisão das operações.

A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado espaço, principalmente na automação de tarefas repetitivas, análise de dados contábeis e previsão de resultados financeiros. Além disso, tecnologias como IA cognitiva, preditiva e conversacional têm se destacado nesse setor.

Outras tendências na área contábil incluem o interesse no blockchain, que promete revolucionar a contabilidade ao proporcionar transações financeiras mais seguras, transparentes e eficientes. Além disso, há um aumento no investimento em cibersegurança nos escritórios, visando proteger os dados dos clientes. A contabilidade consultiva também ganha destaque, com os contadores assumindo o papel de consultores estratégicos para seus clientes. E, por fim, a terceirização dos serviços contábeis continua sendo uma prática em ascensão.

De acordo com o Especialista Contábil do Contajá, Mateus Mendes, o mercado de contabilidade em 2024 está passando por uma revolução impulsionada por novas tecnologias inovadoras. “Essas tecnologias não só aumentam a eficiência operacional, mas também transformam o papel do contador”, disse. Mendes explica que as Inteligências Artificiais (IAs) e os Processos Robóticos Automatizados (RPAs) estão possibilitando a terceirização contábil.

“Essa combinação, aliada à contabilidade digital, oferece aos clientes maior comodidade com excelente custo-benefício”, salienta. Além disso, segundo o especialista, proporciona aos contadores mais tempo para dedicar à gestão e ao desenvolvimento dos negócios dos clientes, em vez de lidar com processos rotineiros e repetitivos.

Mendes acredita que, de acordo com as tendências, os contadores vão precisar ter um olhar mais estratégico para o seu trabalho, uma vez que o mercado tem evoluído e as necessidades dos clientes têm sido cada vez maiores. “Sendo assim, buscar utilizar as novas tecnologias e avaliar a possibilidade de terceirização será algo essencial para se concentrar em análises estratégicas e consultoria, agregando mais valor à sua prestação de serviços”, observa.

O especialista ressalta que, com a terceirização contábil, os profissionais da área podem expandir sua capacidade de atendimento, sem aumentar o quadro de pessoal. “Com isso, os contadores poderão ir além do tradicional, permitindo-lhes oferecer consultoria de valor agregado e posicionar-se como parceiros estratégicos indispensáveis para seus clientes”, finaliza Mendes.

Para saber mais, basta acessar https://contaja.com.br