Início » Roberto Cidade propõe medida que reforça segurança nos apps de transporte
Política

Roberto Cidade propõe medida que reforça segurança nos apps de transporte

Transporte cada vez mais usual, os realizados por aplicativos ganham reforço na segurança a partir do Projeto de Lei n° 497/2021, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que estabelece que o cadastro dos usuários contenha documento de identificação e foto, com o intuito de inibir perfis falsos. Aprovado pelo plenário Ruy Araújo, o PL aguarda sanção governamental.

De acordo com a matéria, as empresas de aplicativos de transporte como Uber, 99 e afins, deverão exigir dos clientes a anexação ao cadastro da carteira de habilitação ou identidade com menos de cinco anos da data de emissão, foto e endereço residencial.

“O usuário bem-intencionado não vai se opor em fornecer essas informações à plataforma e o motorista terá mais tranquilidade de exercer seu trabalho. O que queremos é criar mais meios de proporcionar segurança aos usuários de aplicativo de transporte”, disse.

Monitoramento

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), mais de 10 mil motoristas de aplicativo que trabalham em Manaus passaram a ser monitorados em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O monitoramento ocorre por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e com uma linha direta entre lideranças e agentes de segurança.

Pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) indica que o Brasil tem 1.660.023 pessoas trabalhando como motoristas ou entregadores de aplicativos. Os dados foram divulgados em abril deste ano.