Início » Manaus intensifica serviços de arborização no período do verão amazônico
Meio Ambiente

Manaus intensifica serviços de arborização no período do verão amazônico

O verão amazônico trouxe para a cidade de Manaus, além do calor, a necessidade de se intensificar os cuidados com a arborização da capital. O trabalho de produção, plantio e doação de mudas e o manejo da arborização, incluindo regas noturnas, é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com ações previstas no Plano Municipal de Arborização e no programa “Manaus Verde”.

O titular da Semmas, Antonio Stroski, afirma que a secretaria realiza, ao longo de todo o ano, eventos semanais com o objetivo de sensibilizar a população sobre o cuidado do meio ambiente, como um todo. “Os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos por todos. O trabalho da gestão do prefeito David Almeida é focado na saúde e bem-estar das pessoas. Por isso, estamos próximos da população, levando ações relevantes da agenda ambiental da cidade, com a doação itinerante de mudas, campanha de combate às queimadas urbanas, fiscalização, visitas em áreas necessárias e palestras”, enfatizou o secretário.

A população consegue ver o resultado do trabalho de manejo da arborização realizado pela Prefeitura de Manaus. O vigilante Raimundo Souza, que trabalha em um centro comercial localizado na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, afirma que quando vê as árvores floridas, ele acha muito bonito.

“É muito legal para a cidade, principalmente na época em que estão florindo”, disse. Morador do bairro Lago Azul, na zona Norte, ele praticamente cruza Manaus todos os dias, de ônibus, no caminho da sua casa para o trabalho. A distância de quase 21 quilômetros e o tempo que ele passa no trajeto são suficientes para contemplar a beleza de algumas árvores em floração, como os ipês. “Na minha casa, eu tenho algumas plantinhas também, mas são menores, de jardim mesmo”, destacou Raimundo.

Para que as árvores em vias públicas de Manaus sejam vistas em bom estado, existe um trabalho diário e contínuo, ao longo de todo o ano, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, a qual coordena o programa Manaus Verde. Por meio deste, são realizadas diversas atividades, incluindo produção, plantio e doação de mudas e o manejo da arborização de toda a capital amazonense.

“Nesse período do verão amazônico, as regas são intensificadas. A Prefeitura de Manaus tem dado todos os cuidados necessários, fazendo inclusive regas noturnas”, informou o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.

Ele faz um convite à população, para que todos sejam protagonistas no trabalho de cuidado das árvores da cidade. “É importante que a população contribua com a preservação da arborização, seja cuidando das árvores e mudas de suas casas, das calçadas, praças e mesmo de uma área verde próxima da sua residência”, ressaltou.

Indicadores e metas

Por meio do programa Manaus Verde, no período de janeiro a julho de 2023, foram produzidas 141.018 mudas a serem utilizadas no plantio e distribuição. No mesmo período, foram doadas 44.889 mudas, em 36 ações de distribuição itinerante em bairros de todas as zonas da cidade e em atendimentos a 173 eventos ambientais de instituições que solicitam o apoio da Semmas. Houve, no mesmo semestre, o plantio de 3.390 mudas de espécies arbóreas. Todos os dados superam as metas previstas no plano de ações do Manaus Verde para o biênio 2023/2024, relacionadas aos últimos 6 meses.

As metas para os 24 meses são a produção de mais 300 mil mudas diversas no Centro de Produção de Mudas, doação de mais de 60 mil mudas diversas à população e instituições diversas, plantio e manutenção de mais de 20 mil mudas arbóreas em diversos pontos da

Cidade, atendimento a mais de 200 instituições com doação de mudas e realização de mais de 100 ações itinerantes de doação de mudas em diferentes bairros e zonas da cidade.

Distribuição itinerante de mudas

A população tem acesso à distribuição gratuita de mudas de plantas medicinais, ornamentais, frutíferas e arbóreas, em ações realizadas semanalmente em um bairro e zona diferente de Manaus. O calendário mensal pode ser acompanhado na rede social da Semmas no Instagram (@semmasmanaus).

No mês de agosto, as próximas doações serão no dia 23/8, na escola municipal Antônia Medeiros da Silva, na avenida Peixe Cavalo, Tarumã-açu, zona Oeste; e em 30/8, na escola municipal Djalma Passos, na rua Hortolândia, Campo Dourado, zona Norte. Cada cidadão pode pegar até cinco unidades. Os locais são definidos de acordo com o mapeamento de áreas onde há maior necessidade de arborização e a partir de demandas dos próprios moradores.

Inventário da arborização urbana de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, está desenvolvendo ferramentas de gestão para o controle e acompanhamento das árvores que estão sendo plantadas e das já existentes na cidade. Um aplicativo que faz o georreferenciamento (definição da forma, dimensão e localização, por meio de métodos de levantamento topográfico) já está em uso pelo órgão ambiental.

“O objetivo é que tenhamos todas as árvores, localizadas em áreas públicas da cidade, catalogadas em uma base de dados, gerando um mapa que ficará disponível para o acesso da população”, explicou o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga. O serviço de inventário da arborização é realizado por bairros, sendo o primeiro o Centro.

No processo de georreferenciamento, primeiro é adicionado o local exato em que a árvore está, com a coordenada geográfica. Em seguida, são feitos registros fotográficos. O terceiro passo é inserir as informações sobre espécie, porte (muda, árvore ou palmeira), origem (nativa, ou exótica), bairro, zona e o ano de plantio.