Início » Festival de Jazz realiza shows gratuitos e destaca artistas regionais no Teatro Amazonas
Uncategorized

Festival de Jazz realiza shows gratuitos e destaca artistas regionais no Teatro Amazonas

Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Entre os espetáculos, Amazonas Band divide o palco com grandes talentos do estado e convidados de referência do jazz mundial

Os apaixonados por jazz terão a oportunidade de enaltecer duas noites de shows gratuitos no Teatro Amazonas, nesta segunda e terça-feira (24 e 25/07). A iniciativa faz parte da programação do Amazonas Green Jazz Festival e reunirá artistas regionais, que são referências na cultura jazzística, incluindo Ismael Nascimento, Márcia Siqueira, Miquéias Pinheiro, Anderson Farias e Aldenor Honorato.

O primeiro a se apresentar hoje (24/07), às 20h, é o manauara Ismael Nascimento e o seu Trio. Ismael é guitarrista, compositor e educador. Graduado em Violão Clássico pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ex-integrante da Amazonas Band, o artista conquistou o primeiro lugar na competição de guitarra jazz no Wilson Center Guitar Festival (EUA), foi vice-campeão na competição de guitarra Dreamcatcher (EUA) e semifinalista no 3º Concurso Internacional Jarek Śmietana Jazz Guitar. Ismael fez Jazz Guitar na University of Southern California (Los Angeles), onde estudou com Bruce Forman, Frank Potenza, Bob Mintzer, Richard Smith, Tim Kobza, entre outros.

A segunda atração de hoje, às 21h30, é o grupo anfitrião do festival e com mais de 20 anos de carreira, a Amazonas Band, que receberá no palco do Teatro Amazonas convidados especiais: a diva amazonense, a cantora Márcia Siqueira, e o saxofonista brasileiro, radicado nos EUA, Felipe Salles. Márcia é a primeira mulher levantadora de toadas do Boi-Bumbá Garantido e grande voz regional. E Salles se tornou referência mundial e leciona na University of Massachusetts, a mais importante universidade de música do planeta.

Na terça-feira (25/07), a programação reúne mais três estrelas jovens e promissoras. Quem começa a noite, às 20h, é Miquéias Pinheiro. Com dois CDs gravados e uma atmosfera singular, ele e o seu quinteto apresentarão as sonoridades que influenciaram sua jornada, sobretudo o pop jazz. Miquéias já se apresentou em diversos festivais, como o Brazilian Day e em clubes de Nova York.

Marcado pelo jazz e a música clássica, a segunda atração é Anderson Farias, às 21h. Pianista formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e um dos principais nomes da nova geração, Anderson tem composições que carregam um processo criativo, com inspiração em fontes como Brad Mehldau e Russel Ferrante.

Para encerrar a noite de terça-feira, às 22h, o público prestigia o show de Aldenor Honorato e o seu quarteto. Com uma guitarra na mão e suas composições inéditas na outra, o manauara é uma realidade em ascensão no circuito do Jazz. Membro da Amazonas Band, Honorato já se apresentou com grandes nomes do jazz nacional e internacional.

“Nós sabemos que o jazz é o estilo musical que mais influenciou e se deixou influenciar ao longo do século XX. Inclusive, a cidade de Manaus carrega um ‘DNA’ desse gênero com a Amazonas Band. Logo, para democratizar ainda mais o festival, garantimos duas noites sensacionais com artistas amazônidas, que têm muito para encantar o público e com entrada gratuita. Mas, chegue cedo. Porque as vagas na plateia são por ordem de chegada”, comenta o diretor artístico do evento, maestro Rui Carvalho.

Espetáculo de abertura

Aproximadamente 700 pessoas participaram do espetáculo de abertura do Amazonas Green Jazz Festival, na sexta-feira (21/07), com shows da Amazonas Band e Coral do Amazonas, sob regência de Rui Carvalho e Otávio Simões, além do compositor americano, mundialmente premiado, Ed Sarath.

A noite foi encerrada pela voz marcante da americana Camille Thurman, uma das artistas mais famosas dessa nova geração do jazz internacional. Ela encantou o público manauara com a sua voz marcante e presença de palco se apresentando com saxofone e o seu quarteto.

“É um sonho ter a possibilidade de voltar para o Brasil, performar e também trabalhar com os outros artistas que vão estar aqui, além de conseguir ouvir eles tocarem e ‘conversar’ através da música”, afirmou a artista.

Sobre o festival

A edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, no Teatro Amazonas, situado no centro histórico de Manaus. Além das palestras gratuitas, o festival também promoverá exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, o circuito “Aqui tem Jazz”, além de outras atividades.

O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. E tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iaí Promoções. A programação completa pode ser conferida no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Com informações da assessoria.