Início » Amazonas registra redução de 20% nos casos que envolvem mulheres vítimas de homicídio
Amazonas Destaque

Amazonas registra redução de 20% nos casos que envolvem mulheres vítimas de homicídio

 Os dados levam em conta números de 2022 comparados com os de 2021

O Estado do Amazonas registrou uma redução de 20% nos casos que envolvem mulheres vítimas de homicídio, no comparativo de 2022 e 2021, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Essa redução está entre os mais de 20 indicadores criminais que o Estado do Amazonas apresentou no Anuário de Segurança, em 2023.

Em números absolutos, o Estado do Amazonas registrou 88 casos de mulheres vítimas de homicídio em 2022, o que representou uma redução de 20%, em comparação ao ano de 2021, quando o Estado registrou 109 casos.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), General Carlos Alberto Mansur, o Governo do Estado do Amazonas e suas forças de segurança têm atuado de forma integrada, por meio de ações minuciosamente planejadas.

“As Forças de Segurança do Estado estão  atuando muito integradas, usando tecnologia, equipamentos modernos, inteligência e muita capacitação com o objetivo de combater, em melhores condições, o crime em todo o Estado, principalmente o crime de homicídio. E graças a essas ações, o crime de homicídio, tendo como vítima a mulher, também teve redução”, destacou Mansur.  

O Secretário de Estado de Segurança Pública também salientou que o combate aos crimes violentos contra a mulher também são prioridades no Estado. “Muitos agentes de segurança foram e estão sendo capacitados e treinados para enfrentar em melhores condições esse tipo de ocorrência. A prevenção está sendo prioritária”, afirmou.

O Estado conta com três delegacias da Mulher na Capital, bem como, Delegacias Especializadas, que atendem esse tipo de ocorrência, nas cidades polos do interior. Todas têm recebido capacitação e treinamento. E as investigações têm sido mais eficientes e eficazes, permitindo rapidez na resolução desse tipo de caso.

“Também estamos trabalhando em conjunto com outros órgãos que têm algum tipo de ação com relação a prevenção. A própria SSP – AM possui um Departamento de Prevenção a Violência” que ajuda com palestras e apoio psicológico ”, destacou o General.

Com informações da assessoria.