Início » Caio André vai levar Câmara Cidadã para área ribeirinha de Manaus
Destaque Política

Caio André vai levar Câmara Cidadã para área ribeirinha de Manaus

Projeto do atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), a Câmara Cidadã, que bateu recorde de atendimentos, mais de 26 mil em três edições promovidas no decorrer de 2023, vai ser ampliada e levada para pontos mais distantes da capital amazonense.

“Eu sempre tive essa ideia, de reunir em um só lugar, vários serviços que pudessem levar para a população, principalmente a mais carente; cidadania, e a Câmara Cidadã fez isso, claro, com parcerias com o Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, com as concessionárias e as iniciativas privadas. Já mostramos que o modelo é um sucesso na área urbana, agora, vamos ampliar para locais mais distantes”, anunciou Caio André em entrevista de balanço anual, concedida aos veículos de comunicação da CMM.

O principal objetivo da Câmara Cidadã é aproximar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) da população, levando atendimentos gratuitos em áreas como cidadania, saúde, social, jurídico e lazer; além de dar voz aos comunitários através da Tribuna Popular.

Em três edições, no estádio Carlos Zamith (zona leste); Centro Cultural dos Povos da Amazônia (zona sul); e Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (zona norte); foram montadas estruturas grandiosas, com planejamento voltado à acessibilidade, estacionamento, local amplo e seguro para atender a demanda de serviços.

“A Câmara Cidadã é desafiadora, mas tenho o projeto como um compromisso meu com a população de Manaus”, afirma o parlamentar.

A data para uma nova edição da Câmara Cidadã deve ser divulgada em fevereiro, após a abertura dos trabalhos legislativos.

Gabinetes Rotativos – Nos três eventos, vereadores da 18ª Legislatura atenderam em gabinetes rotativos, ouvindo e acolhendo demandas da população.

“Na rua que eu moro tinha muitos buracos, e isso dificultava o nosso dia a dia. E no gabinete rotativo eu pude levar esse problema para os vereadores. Minha rua foi recapeada, e estamos muito felizes com isso. Sou muito grata à Câmara Municipal, aos vereadores que me ouviram, e ao projeto”, disse a comunitária Maria Izilda, moradora da Cidade Nova.

Tribuna Popular – Também realizada nas três edições de 2023, a Tribuna Popular é fundamental no projeto. A população é ouvida por todos os parlamentares presentes no evento, e as reivindicações direcionadas a uma equipe especializada da Casa Legislativa, para que tomem encaminhamento e sejam atendidas.

“Eu me sinto honrada em ter sido ouvida na Tribuna Popular. Um pedido meu foi atendido. Hoje a gente tem duas UBSs, que atendem a nossa comunidade do Riacho Doce 3. Hoje em dia é muito difícil a gente ser atendida, mas com esse projeto (Câmara Cidadã) eu tive êxito”, afirmou Dilce Maria, líder comunitária do Riacho Doce 3.

Inclusão – A Câmara Cidadã é um projeto inclusivo. Pessoas com Deficiências (PcDs) também apresentam reivindicações aos parlamentares.

O professor Artur Fonseca participou da terceira edição, pediu que fossem oferecidos mais cursos para PcDs, e foi atendido.

“Esses cursos são, para mim, de primordial importância, como professor. Tem enriquecido meu arcabouço teórico, melhorando ainda mais a dinâmica em relação ao trabalho. Eu acho excelente a estrutura dos cursos”, disse Artur, que também é PcD.

Para Caio André, o projeto, além de aproximar o parlamento municipal do povo, é uma forma de dar transparência aos trabalhos da Casa Legislativa.