Início » Projeto “Alfabetizando para o Futuro” visa índice de 100% de alfabetização em escolas da zona norte
Educação

Projeto “Alfabetizando para o Futuro” visa índice de 100% de alfabetização em escolas da zona norte

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

As atividades têm como foco 585 estudantes do Ensino Fundamental I, em 7 escolas estaduais da capital 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Coordenadoria Distrital de Educação 06 (CDE 6), lançou hoje (04/04), o projeto “Alfabetizando para o Futuro”. Alinhado à Política Nacional de Alfabetização (PNA), do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa tem o objetivo de, até 2024, atingir o índice de 100% de alfabetização dos alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I,  das unidades escolares da CDE 6. 

O projeto, que vai alcançar mais 585 alunos em sete escolas estaduais da capital, nasceu por meio de debates promovidos no grupo de pesquisas do Núcleo Pedagógico da coordenadoria, conforme explicou a coordenadora da CDE 6, Marivalda Melo. 

“Nossa equipe elaborou uma maneira de nortear a prática do professor bimestralmente. Por meio de um kit pedagógico, selecionamos habilidades, conforme o PNA estabelece, e, com os nossos materiais disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático, desenvolvemos em cada escola. Nossas ações, agora, serão mais intencionais e planejadas, com um trabalho intenso dentro da sala de aula”, destacou a coordenadora.

O kit pedagógico do “Alfabetizando para o Futuro”, que conta com fichas de avaliação aos professores, pedagogos e gestores, já está entregue ao corpo docente das 21 turmas de Ensino Fundamental I que serão alcançadas pelo projeto. 

Sobre o projeto

Na rotina escolar, o “Alfabetizando para o Futuro” será um trabalho contínuo, desenvolvido especificamente nas salas de aula, mas também em coletivo pelos professores das escolas envolvidas, que bimestralmente apresentarão os resultados alcançados e compartilharão as práticas pedagógicas exitosas. 

As fichas de avaliação serão preenchidas pelos profissionais da educação, que, por meio dos critérios estabelecidos, julgarão as atividades desenvolvidas, bem como os resultados alcançados. Os dados, que serão organizados pela CDE 6, servirão como um índice confiável de monitoramento do nível de alfabetização das escolas. 

Outro prerrogativa do kit pedagógico é a existência de um modelo de intervenção, onde os professores que não estiverem obtendo os resultados esperados poderão, junto da CDE 6, desenvolver atividades individuais aos seus alunos. 

A coordenadora adjunta pedagógica da CDE 6, Ellen Monte, enfatizou que os esforços redobrados para aumentar os índices de alfabetização são importantes nesse processo na vida escolar dos alunos.

“Quando falo de alfabetização, costumo fazer uma analogia. Comparo esse processo como a construção de uma casa. Para ser segura e passar por todos os fatores climáticos que existem, precisa ter um bom alicerce. A alfabetização tem a mesma função, se o estudante não tiver bem instruído, com a leitura e escrita consolidada, haverá defasagem no futuro. Nosso projeto visa corrigir esse fluxo”, finalizou. 

Com informações da assessoria.