Início » Prefeitura de Itacoatiara não libera espaço para Fecani
Amazonas Destaque

Prefeitura de Itacoatiara não libera espaço para Fecani

A prefeitura de Itacoatiara, no Amazonas, ignorou uma decisão judicial e negou a disponibilidade de espaço para a realização do 38º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) deste ano. A decisão foi tomada na terça-feira (18), por meio de um ofício encaminhado à Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (Airma).

No documento, a prefeitura justifica que o local será utilizado para adequações estruturais e manutenções para o funcionamento da segunda edição da ExpoFest, que ocorrerá no mesmo período do Fecani, marcado para os dias 6 e 9 de setembro.

A postura da gestão municipal contraria a decisão judicial do desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, do dia 6 deste mês, autorizando a realização do Fecani no espaço. A liminar foi concedida após a Airma ingressar com uma ação por ter o pedido de autorização negado pela prefeitura.

Na última quarta-feira (19), a Airma pediu ao judiciário a punição da prefeitura por descumprimento da decisão.

Este ano, o Fecani, que é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, está programado para ocorrer nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro.

Briga por espaço

A disputa pelo Centro de Eventos ocorre desde o ano passado. O Fecani, realizado tradicionalmente desde 2003 no mesmo espaço, precisou ser transferido para a Galeria de Artes Marina Penalber devido a ocupação por conta da ExpoFest.

ExpoFest

As atrações da ExpoFest deste ano ainda não foram divulgadas pela prefeitura. A primeira publicação sobre a festa nas redes sociais foi feita no dia 13 de julho. Um vídeo foi publicado com o nome do evento e a mensagem “vem aí”.