Início » Prefeitos afirmam que Reforma Tributária tira autonomia municipal
Destaque Economia

Prefeitos afirmam que Reforma Tributária tira autonomia municipal

Edvaldo Nogueira (PSD), presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos)... Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/congresso/reforma-tributaria-retira-autonomia-de-municipios-dizem-prefeitos/) © 2023 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.
A entidade argumentou que o texto compromete a autonomia dos municípios e gera incertezas para as administrações locais.

Nesta terça-feira (4), a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) emitiu uma nota expressando críticas e oposição à proposta de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. A entidade argumentou que o texto compromete a autonomia dos municípios e gera incertezas para as administrações locais.

“É inquestionável que a tendência de recursos está na contramão da população. Enquanto as médias e grandes cidades estão ganhando moradores, os recursos disponíveis estão diminuindo”, disse. “A palavra ‘poderá’, por exemplo, aparece 26 vezes na proposta, o que reforça a falta de clareza sobre o modelo.” Eis a íntegra (132 KB).

“A autonomia dos municípios foi conquistada com muita luta ao longo dos anos, e a aprovação da proposta em tramitação levará a uma excessiva concentração de recursos no ente federal. Prefeitas e prefeitos alertam que responsabilidade fiscal não se terceiriza. Uma reforma justa deve fortalecer a competência local e não a diminuir“, disse. Também afirmou que a tramitação da proposta legislativa é “inadequada” e retira recursos das cidades. Também nesta 3ª feira (4.jul), prefeitos de diferentes cidades do país foram a Brasília (DF) em ato organizado pela Frente Nacional de Prefeitos para mobilizar.

De Poder360.