Início » Tattoo Week Rio investe em ações sociais para transformar vidas
Brasil

Tattoo Week Rio investe em ações sociais para transformar vidas

Na 11ª edição do evento, serão doadas gratuitamente 100 micropigmentações de sobrancelha e reconstrução da aréola do mamilo para pacientes oncológicas e homens trans e 100 para tatuagens de segurança, além de 100 vagas para o curso de piercing e 15 para o de tatuagem. Inscrições devem ser realizadas pelo Instagram @tattooweek

A Tattoo Week, por meio da associação Tattoo do Bem em parceria com o novo sócio, Alan Spadone, micropigmentador, que criou a AS ACADEMY, escola de micropigmentação chega ao Rio em janeiro, nos dias 19, 20 e 21, no Expo Mag, das 12h00 às 22h00, para realizar sua 11ª edição com a marca registrada da solidariedade. O evento foi incluído no calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro, pela Lei 7.748, de 26/12/2022. 

Estão previstas ações sociais como 100 doações de micropigmentação de sobrancelhas e de reconstrução das aréolas dos mamilos para mulheres com câncer e homens trans e 100 vagas para tatuagem de segurança. O procedimento para micropigmentação de reconstrução das aréolas dos mamilos só poderá ser realizado mediante a apresentação do atestado médico.

“Poder participar de um projeto tão grandioso como esse nos faz realmente acreditar no nosso trabalho e no poder de transformação que exerce sobre a vida de tantas pessoas, ressignificando suas marcas e trazendo de volta a autoestima de cada uma delas”, destaca Spadone.

Dentre as ações sociais, a Tattoo Week arrecada todos os anos toneladas  de alimentos não perecíveis, que são doados a ONGs da cidade. “A Tattoo Week cumpre todos os anos seu papel social e de utilidade pública. Provamos que tatuagem é arte, beleza, saúde e um mercado que cresce fortemente no país”, enfatiza a diretora executiva do evento, Esther Gawendo.

Objetivo das ações é atender pacientes oncológicas que passam ou passaram por tratamento de quimioterapia e que perderam os pelos das sobrancelhas, e também, homens trans que realizaram o procedimento de mastectomia (retirada da mama) e desejam ter suas aréolas redesenhadas, com o auxílio da micropigmentação paramédica e também salvar um  paciente crônico em um caso de desmaio na rua. “Com a marca da doença no antebraço, os socorristas poderão identificar de forma mais rápida qual procedimento adotar”, observa.

Curso de tattoo e piercing promove inclusão

Seguem abertas as inscrições para o curso presencial e gratuito de tatuagem com 15 vagas disponíveis e 100 vagas para piercing voltados a jovens maiores de 18 anos, moradores de favelas do Rio. As inscrições para cada uma das ações devem ser realizadas por meio do Instagram oficial (@tattooweek). O comprovante de endereço deve ser apresentado no dia do curso.

Segundo Esther Gawendo, o objetivo da iniciativa é profissionalizar os jovens das favelas para gerar renda para suas famílias e afastá-los da ociosidade. “Queremos expandir o setor de arte na pele, que tem crescido 30% ao ano no país e constitui um importante mercado gerador de emprego e renda. Queremos dar oportunidade para o jovem poder desenvolver uma carreira e ter uma profissão, podendo tornar-se um empreendedor”, destaca.

O curso de tatuagem será ministrado pela Escola 4 Art Tattoo – Estúdio de Tatuagem e Artes (@4tattoostudios), de São Gonçalo, pelos tatuadores Mandrak e Gilson Dreadlock junto com outros profissionais da equipe. O de piercing, pela própria diretora executiva do evento, Esther Gawendo. Também participam como professores, o tatuador Rapha Lopes (@raphafons), que veio do Morro do Andaraí e pentacampeão na Tattoo Week  e o Gustavo Gomes (@gustavo. tattoo), que começou sua carreira na favela em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Gustavo conta que começou a tatuar Ludmilla quando ambos frequentavam a favela. Rapha e Gustavo, conceituados tatuadores de artistas famosos, querem trazem inspiração a esses jovens, mostrando que é possível transformar sonhos em realidade.

Para o ativista social da favela Santa Marta e padrinho do projeto, Thiago Firmino (@thiagofirmino), a iniciativa da Tattoo Week é muito importante para trazer esperança e renda para jovens de favelas e pode se transformar em um programa de governo desde que apoiado pela prefeitura ou governo do Rio. “Iniciativas como estas, precisam ser valorizadas e apoiadas, para que possamos fazer a diferença na vida destas pessoas. Toda ajuda é bem-vinda”, diz.

Inscrições

Micropigmentação para pacientes oncológicas e homens trans

– 100 vagas disponíveis

Formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWKPhsuHUj_RexqoHWzlck1BIlw3DcE-6xFH1NYIcirvxeqg/viewform

 

Tatuagens de segurança para pacientes crônicos

– 100 vagas disponíveis

Formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3WCi8oEb1jo1GP0w7fo1H1F2aBBprfhSd7VC6zrcXQUHXoA/viewform

Curso de piercing

16, 17 e 18 de janeiro de 2024 no Expo Mag-Tattoo Week Rio de Janeiro (100 vagas disponíveis, divididas em três turmas)

– Todos os participantes receberão certificado de biossegurança e certificado de body piercing

Formulário:

https://forms.gle/9Hy5s6PCLACULcVWA

Curso de tattoo

15,16,17,18 e 19 de janeiro de 2024 no Expo Mag-Tattoo Week Rio de Janeiro (20 vagas disponíveis)

– Todos os participantes receberão certificado de biossegurança e certificado de Curso completo de Tatuador

Formulário:

https://forms.gle/uEJknJcnjFUpUBGQ8

Serviço

Jovens moradores de favelas do Rio podem se inscrever por meio do Instagram (@tattoo week) até 14 de janeiro para os cursos de tatuagem e piercing. Vagas limitadas.

 

Tattoo Week Rio

 EXPO MAG

Data: 19, 20 e 21 de Janeiro de 2024, das 12h às 22h.

Endereço: Av. Paulo de Frontin No.1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20260-010

O ingresso será gratuito apenas na sexta-feira (19), doando 2 quilos de alimento não perecível na entrada.

Para o sábado (20) e o domingo (21), o ingresso poderá ser adquirido pelo link https://www.ingresse.com/tattoo-week-rio-2024  e diretamente na bilheteria do evento por preços que variam de R$ 40,00 (ingresso social com doação de 2 quilos de alimento não perecível) a R$ 199,90 (combos).