Início » Tecnologia construtiva garante entrega antecipada em BC
Notícias Corporativas

Tecnologia construtiva garante entrega antecipada em BC

A implementação e uso de tecnologia construtiva de ponta assegura entrega de empreendimento com 18 meses de antecipação em Balneário Camboriú, cidade com maior valorização imobiliária do país, segundo Índice Fipe Zap.

Por trás dos grandes empreendimentos de Balneário Camboriú (SC), a cidade com maior valorização imobiliária do país, segundo Índice Fipe Zap, há cada vez mais investimentos em tecnologia e modernização para a construção civil. Essa inovação é fruto de parcerias com empresas internacionais e do trabalho do departamento de Engenharia da FG Empreendimentos. Uma das maiores construtoras do país, a empresa catarinense entrega para seus clientes no próximo dia 9 de dezembro um empreendimento com 18 meses de antecipação.

A obra do Skyline Tower teve início em setembro de 2019, com um projeto de arquitetura contemporânea de um arranha-céu com 130 metros de altura, 37 pavimentos, sendo 34 habitáveis e 49 apartamentos, com mais de 1.100m² de área de lazer. A edificação conta com dois apartamentos por andar, com duas unidades diferenciadas, 46 apartamentos tipo e uma cobertura.

“Essa entrega é mais um marco em nossa história, possibilitada com a utilização de tecnologias e novos sistemas construtivos, sempre com foco no cliente”, destaca Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos.

Com as inovações utilizadas e novos sistemas construtivos, a empresa otimizou o processo de obra, reduzindo em 20% a geração de resíduos. “Com as pesquisas, busca de novas tecnologias e o desenvolvimento de novas soluções, contribuímos não apenas para o crescimento do mercado, mas principalmente para o desenvolvimento do segmento, gerando novas possibilidades, trazendo novos holofotes para o país e possibilitando a geração de novas empresas para atender o segmento”, destaca André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos. E completa: “outro fator muito importante e que nos mobiliza é a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos, otimizando todas as etapas”.

Com valor geral de vendas de 430 milhões de reais, o empreendimento conta apenas com uma unidade para ser comercializada.

Diferenciais que possibilitam agilidade na obra

Os processos construtivos foram otimizados com a gestão de novas tecnologias e o desenvolvimento de produtos com foco para o mercado de alto padrão. “Temos um departamento de tecnologia e desenvolvimento pesquisando e desenvolvendo soluções com foco em otimização e sustentabilidade para as obras, seja por meio de parcerias, ou a partir da criação de novas soluções”, ressalta o engenheiro André Bigarella.

Entre as tecnologias implementadas na obra, está a piscina em sistema modular, garantindo a sua estanqueidade e reduzindo a necessidade de manutenção. Além disso, a transferência de ruídos para as unidades localizadas abaixo é reduzida. O sistema modular possibilita também a instalação de uma automação completa, que permite controlar filtragem, iluminação e temperatura pelo celular. Além disso, diminui em 40% as etapas construtivas.

Outro destaque é a fachada ventilada, que assegura o isolamento térmico da edificação. Este efeito é conhecido tecnicamente como “chaminé” e permite a eliminação do vapor de água e de manifestações patológicas originadas por problemas como umidade. Por ser um sistema de revestimento não aderido, reduz consideravelmente as infiltrações causadas por fissuras de movimentação da estrutura.

Além disso, a fachada ventilada apresenta maior durabilidade e qualidade no acabamento. “A sua execução é quatro vezes mais rápida que da forma  convencional e, gerando menos resíduos na obra e se tornando mais sustentável”, compara André Bigarella.

O Drywall, uma marca dos empreendimentos com assinatura FG, possibilita maior adaptação de plantas e, por ser um sistema de construção industrializado e que elimina etapas construtivas tradicionais, também garante maior agilidade na produção, reduzindo o tempo de execução em 40%, além de ser sustentável. 

Outro produto desenvolvido pelo departamento de engenharia da construtora catarinense e que já ganhou o mercado nacional é a porta corta-fogo sem rebites aparentes. A peça proporciona um aspecto visual mais limpo, modelo de alto padrão, em aço inox escovado.

Carbono neutralizado

Numa visão internacional, as organizações engajadas na luta contra o aquecimento global e mudanças climáticas vêm adotando, entre outras práticas, a neutralização das emissões de carbono do seu processo operacional. O dióxido de carbono é o maior agente de contribuição para o efeito estufa do planeta, correspondendo a cerca de 60 a 70% dos Gases de Efeito Estufa. 

O mercado de crédito de carbono no Brasil ainda é voluntário, em via de regulamentação, sendo que países como EUA, Canadá e União Europeia já neutralizam seu carbono em mercados regulamentados.

De forma voluntária, a FG neutralizou o carbono emitido na edificação do empreendimento Skyline Tower, fundamentada no que estabelece o GHG Protocol e baseada nos princípios de compensações credíveis e verificáveis, apoiando o projeto Fundão Santa Clara Energetic Complex Project, visando gerar eletricidade com emissão zero de carbono a partir de uma fonte renovável, a energia hidrelétrica. O projeto está protocolado junto à plataforma respeitada e segura de crédito de carbono das Organizações das Nações Unidas.

“Além de se tornar o primeiro empreendimento FG com a neutralização do carbono do seu processo de construção, a Skyline Tower traz consigo tecnologias construtivas modernas e industrializadas, que traduzem toda a preocupação da construtora para com o meio ambiente”, ressalta o empresário Jean Graciola. Além disso, todo o investimento diminuiu o consumo de matérias-primas naturais argamassadas e de gesso mineral. “Dessa forma, reduzimos a geração de resíduos e os custos com a operação e manutenção futura do empreendimento como um todo”, finaliza Jean Graciola.