Início » Manaus fecha parceria com Afeam para financiar empreendedores do setor turístico e cultural
cultura Destaque

Manaus fecha parceria com Afeam para financiar empreendedores do setor turístico e cultural

Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult, afirma que a parceria surge da necessidade de fortalecer economicamente os empreendedores que atuam no segmento do turismo e da cultura

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), firmou parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), para oferecer linhas de financiamento para empreendedores do setor turístico e cultural da cidade, com o objetivo de movimentar a cadeia produtiva durante o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico.

Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult, afirma que a parceria surge da necessidade de fortalecer economicamente os empreendedores que atuam no segmento do turismo e da cultura, nos megaeventos organizados pela Prefeitura de Manaus.

“Temos um fluxo muito grande, com uma agenda de eventos consolidada no calendário oficial de Manaus, onde movimentamos não apenas o setor cultural e turístico, mas também o de serviços. Diante disso, identificamos a necessidade de buscarmos junto a Afeam linhas de financiamento facilitadas direcionadas a micro e pequenos empreendedores que atuam em nossas ações”, disse Cardoso.

A partir desta parceria, as ações da Manauscult, organizadas através de editais, contarão com o incentivo financeiro da Afeam, que vai disponibilizar linhas de financiamento com taxas de juros subsidiadas e prazos flexíveis, visando o melhor aproveitamento e aplicação dos recursos, bem como ao crescimento e sustentabilidade das atividades econômicas, como forma de inclusão social.

O diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, destacou que a parceria vai estimular o aprimoramento e produção dessa cadeia de serviços atendidos pela Manauscult, e que para isso será disponibilizado microcrédito com condições facilitadas para micro e pequenos empreendedores, por meio das linhas de financiamento do Programa “Mais Crédito” com limites de até R$ 21 mil.

“Possuímos uma linha de crédito totalmente facilitada, com taxa de juros de 6% ao ano, para capital de giro e investimento fixo (máq/equip, móveis, pequenas reformas entre outros), necessários para a implantação, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva. Estaremos financiando com prazo de até três anos para pagar, com taxa de 6% ao ano”, reforçou o diretor-presidente.