Início » Solicitação de rampas de acessibilidade em Manaus busca promover turismo inclusivo
Política

Solicitação de rampas de acessibilidade em Manaus busca promover turismo inclusivo

Foto: Divulgação

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota), presidente da comissão de turismo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), encaminhou um requerimento ao Poder Executivo solicitando a instalação ou construção de rampas de acessibilidade na zona portuária de Manaus. O objetivo é garantir a autonomia das pessoas com deficiência e viabilizar o turismo acessível na região.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Federal nº 13.146/2015, é fundamental oferecer acessibilidade para que as pessoas com deficiência possam exercer seu direito de ir e vir com segurança e autonomia. Infelizmente, as zonas portuárias do Estado do Amazonas ainda não possuem os recursos necessários para assegurar essa acessibilidade.

Felipe Souza ressaltou a importância dos rios no transporte intermunicipal e interestadual, assim como no impulso das atividades turísticas. Ele afirmou: “Quero garantir a acessibilidade nas zonas portuárias através deste requerimento. Essa é uma ação necessária para atender às demandas da população e promover inclusão social.”

A implementação das rampas de acessibilidade na zona portuária de Manaus terá um impacto positivo na igualdade de oportunidades, permitindo que as pessoas com deficiência desfrutem plenamente dos serviços e atividades turísticas na região. Além disso, fortalecerá a imagem do Estado do Amazonas como um destino turístico inclusivo, atraindo mais visitantes e impulsionando o desenvolvimento econômico local. O requerimento apresentado por Felipe Souza é um passo importante para garantir a acessibilidade e promover o turismo acessível no estado.