Início » Procuradores do Estado visitam complexo tecnológico da UEA e alinham implantação do projeto ‘Consulte Parecer’
Amazonas

Procuradores do Estado visitam complexo tecnológico da UEA e alinham implantação do projeto ‘Consulte Parecer’


Projeto visa otimizar consultas jurídicas a entendimentos jurídicos já consolidados pela PGE-AM

A implantação do projeto “Consulte Parecer” da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), caminha a passos largos para sua consolidação. Procuradores do Estado e equipe técnica da PGE-AM realizaram visita técnica no complexo da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA e alinharam novos detalhes para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos.

O “Consulte Parecer” faz parte do planejamento estratégico da PGE-AM e consiste na otimização das consultas jurídicas, tanto pelos órgãos da administração pública quanto pelos cidadãos, com a disponibilização de um banco de dados de entendimentos consolidados por parte da PGE.


Para isso, a PGE buscou a parceria técnica com a UEA, reconhecida por seu polo de conhecimento tecnológico, para o desenvolvimento de um software capaz de atender a essa demanda.  Uma reunião com o reitor da UEA, André Zogahib, no começo de maio, deu início à consolidação do projeto.  


“Nós já estávamos vendo o que a UEA significa para o Estado do Amazonas em termos de inovação tecnológica, que queremos levar para dentro da PGE. Nesse sentido, nós estamos avançando a passos largos graças à competência da UEA. Hoje pudemos conhecer o ambiente tecnológico deles e a competência inegável”, destaca o subprocurador-geral adjunto de Estado, Isaltino José Barbosa Neto.

Durante a visita técnica, a comitiva da PGE-AM pôde conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido no Ludus Lab, instalado no Laboratório Saltu, na EST/UEA, cujo destaque é o desenvolvimento de projetos de ponta para empresas da área de tecnologia e inovação do Polo Industrial de Manaus.

“O objetivo da UEA, primeiramente, é mostrar que aqui se faz inovação. A gente fica muito feliz de a PGE nos procurar, pois é uma oportunidade para mostrar para todo mundo, para todos os órgãos do estado o que a UEA faz de melhor: produzir inovação e pessoas que fazem inovação”, afirma o cientista-chefe do Ludus Lab, Jucimar Maia da Silva Júnior.


Segundo o subprocurador-geral adjunto de Estado, o “Consulte Parecer” é o primeiro projeto desenvolvido em parceria com a UEA. “Temos muito ainda para incrementar a vida do público que precisa dos serviços da PGE, dos servidores do órgão e da administração pública em geral”, completou Isaltino José Barbosa Neto.


A visita técnica foi acompanhada ainda pelas procuradoras do Estado Isabela Peres Braga, Clara Maria Lindoso e Lima, Maria Hosana de Souza de Souza Monteiro, além do técnico da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da PGE, Felipe Pantoja.