Início » Vivix Vidros Planos e Santa Luzia selam parceria comercial
Notícias Corporativas

Vivix Vidros Planos e Santa Luzia selam parceria comercial

Marcas somam expertises e oferecem solução na fabricação de produtos destinados à arquitetura, construção civil e decoração

A VIVIX Vidros Planos, empresa do Grupo Cornélio Brennand, fechou parceria com a Santa Luzia, empresa especializada na fabricação de rodapés e revestimentos em poliestireno. Tendo a pauta sustentável como norte, as duas empresas unem-se, capitalizando a expertise, para oferecer soluções, de ponta a ponta, ao mercado. A cooperação destaca a importância das colaborações estratégicas na indústria atual e promete novidades que vão facilitar o dia a dia de arquitetos, profissionais da construção civil e consumidores finais.

Revestimentos de paredes com vidros e espelhos são recursos cada vez mais usados, devido à facilidade na aplicação e limpeza. Para uma correta instalação dos vidros, são necessários rodapés que protegem vidros e espelhos de impactos, água e produtos de limpeza. A transparência desses materiais também resultam no aumento da amplitude dos espaços e na melhor integração dos ambientes. 

A Santa Luzia é uma marca reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade. “Levamos em conta o recall da marca e sua credibilidade entre os nossos consumidores. Neste caso, não poderíamos ter parceria melhor que a Santa Luzia,” afirma Viviane Moscoso, gerente de produtos da VIVIX. Fundada em 1942 por João Effting, a empresa evoluiu de uma pequena fábrica de espelhos em Braço do Norte, SC, para se tornar um parque industrial moldureiro da América do Sul. Seus rodapés são fabricados a partir de poliestireno reciclado, 100% recicláveis, e possibilitam a implementação eficaz da logística reversa. Além disso, há preocupação com o acabamento, refletido numa garantia de 10 anos contra amarelamento. Resistente à água e imune às pragas, garantem longa vida útil e baixa necessidade de manutenção. Os produtos estão disponíveis em mais de 4 mil pontos de venda, abrangendo todos os estados brasileiros. 

Com um processo de fabril 100% circular, 96% da sua produção é derivada de materiais reciclados. O uso de poliestireno expandido (EPS), conhecido como isopor, é uma das bases dessa abordagem sustentável, composto por 98% de ar e apenas 2% de plástico. Sabendo do potencial de reciclagem do produto, a Santa Luzia é responsável por 24% do total de isopor reciclado no país. A empresa catarinense recicla quase 800 toneladas de resíduos por mês, por meio de parcerias com empresas e cooperativas locais, também com o intuito de promover uma economia circular.

A capacidade de produção atinge cerca de 1 milhão de metros de rodapés e revestimentos em poliestireno por mês. Além disso, a empresa investe no mercado internacional, exportando um percentual relevante de sua manufatura para países como Estados Unidos, Japão, Dubai, Argentina, Uruguai e Chile, consolidando seu posicionamento no setor.

A VIVIX Vidros Planos é resultado de um investimento de mais de R$1 bilhão. Conta, além da unidade fabril, com uma usina própria de beneficiamento de matérias-primas, instalada no município de Pedras de Fogo, PB, sendo a única do setor no Brasil a possuir uma operação verticalizada. A capacidade de produção atual é de 900 toneladas/dia, com uma área construída de 90 mil m² e utiliza tecnologia inédita no país, a L.E.M. (Low Energy Melter). Ela permite um processo mais eficiente do ponto de vista energético e redução da emissão de gases de efeito estufa. Conta, também, com a tecnologia Pick on Fly, onde robôs fazem o empilhamento de 10 mil chapas de vidros por dia sem a necessidade de parada na linha e conseguem erguer até 450 quilos, contribuindo para uma maior eficiência. Hoje, a empresa produz as linhas de vidros incolores, vidros coloridos, vidros laminados de segurança, espelhos, vidros de proteção solar; e vidros pintados. Seus principais clientes são as indústrias da construção civil e moveleira.

Há preocupação com a gestão dos resíduos de processo (cacos de vidro) que são reutilizados na produção de novas chapas, além da captação da água das chuvas para utilização nas etapas de fabricação. O tratamento dos efluentes gerados na unidade e seu reuso contribuem para tornar o método eco eficiente. A água tratada retorna para o processo e para irrigação das áreas verdes, criando um ciclo sistemático que evita o descarte de efluentes em rios ou córregos. Além disso, prioriza-se outras práticas sustentáveis, como a implantação de usina fotovoltaica que começará a operar no início de 2024 e que suprirá 100% do consumo de energia da fábrica.

A Usina Fotovoltaica (UFV) Maravilha I, tem previsão de ser entregue pela Atiaia Renováveis para operação comercial da VIVIX Vidros Planos, ambas empresas do Grupo Cornélio Brennand (GCB), em 2024. A construção do parque solar está alinhada com as estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) da VIVIX, que em 2024 terá toda a sua operação fabril funcionando a partir do consumo de energia limpa, renovável e certificada, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Cobranding da VIVIX com as Indústrias Becker – A associação da VIVIX com a indústria brasileira Becker evidencia os ganhos relacionados ao intercâmbio de inteligência entre as organizações nacionais. Após a realização de diversos testes, o limpa-vidros da Becker foi aprovado para a utilização em todas as suas linhas de vidros e espelhos, passando a ser fabricado com o selo VIVIX. Desde 1983, a Becker atua no mercado oferecendo soluções em material de limpeza sustentável e está disponível nos principais pontos de venda do Brasil. Em parceria com indústrias químicas dos Estados Unidos e Europa, investe em pesquisa e no aperfeiçoamento de seus profissionais para desenvolver novas tecnologias e produtos de alta qualidade, rentabilidade e segurança, sempre com respeito e cuidado com o meio ambiente. Há produtos para ambientes domésticos e grandes ambientes como hotéis, aeroportos, hospitais, supermercados, shoppings e indústrias.

Os testes entre os produtos da VIVIX e da Becker indicaram a preservação do brilho dos vidros e espelhos sem deixar manchas e garantindo a proteção das superfícies por mais tempo. Consequentemente, o produto possui um ótimo rendimento, pois não é necessário fazer uso de grande quantidade para garantir a limpeza. Ou seja, a garrafa de 500 ml é bastante duradoura e permite uma maior economia aos consumidores.