Início » Prefeitura de Manaus implanta rip-rap para conter alagação de igarapé no bairro Redenção
Manaus

Prefeitura de Manaus implanta rip-rap para conter alagação de igarapé no bairro Redenção

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua em uma obra emergencial de implantação de rip-rap em um igarapé situado na rua Manoel Ribeiro, conjunto Eduardo Gomes, bairro Redenção, zona Centro-Oeste.

No local, as alagações eram comuns, especialmente em dias de chuva. Assim que foi acionada, a intervenção da Prefeitura de Manaus foi imediata com serviços de contenção da encosta, com implantação de rip-rap e implantação de drenagem profunda e superficial, para evitar novos prejuízos aos moradores.

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, o trabalho é executado com cautela, para assegurar a qualidade e evitar novas inundações.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior é a execução do serviço completo para conter a erosão que ameaçava a estrutura da via. Aqui vamos manter a trafegabilidade segura na área”, explicou Efrain.

As equipes da Seminf, com aproximadamente dez servidores, fazem a implantação do muro de arrimo, construído com sacos de areia e cimento que, ao serem molhados, se transformam em concreto. Nos serviços, foram utilizados cerca de 43 metros cúbicos de areia, 89 sacos de cimento e 930 sacos de nylon, para realizar a contenção do talude com o rip-rap, implantando uma nova rede de drenagem. 

O projeto contempla ainda a implantação de dissipadores (escadaria para que a água da chuva possa escoar sem provocar erosão). O serviço vai conter a erosão que avançava com as chuvas, e provocava o deslizamento de terra, além de garantir a segurança dos moradores que residem no entorno do igarapé, muitos deles há mais de dez anos. 

A equipe do distrito de obras, além de trabalhar na contenção de erosões, atua também nas manutenções de drenagens profundas e superficiais, realiza a instalação de meio-fio e sarjeta, obras de pavimentação asfáltica, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura das comunidades.