Início » Prefeitura de Manaus realiza aula inaugural do Programa Ampliando Horizonte para recepcionar alunos novos e veteranos
Geral

Prefeitura de Manaus realiza aula inaugural do Programa Ampliando Horizonte para recepcionar alunos novos e veteranos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite desta segunda-feira, 13/2, a aula inaugural dos cursos de inglês, espanhol e Libras, do Programa Ampliando Horizonte (PAH) de 2023.

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite desta segunda-feira, 13/2, a aula inaugural dos cursos de inglês, espanhol e Libras, do Programa Ampliando Horizonte (PAH) de 2023. A iniciativa oferece qualificação profissional gratuita para mais de 300 pessoas, entre servidores da secretaria e dependentes. A atividade foi feita de forma remota, pela plataforma Google Meet e pelo canal do YouTube do PAH.

O momento foi para recepcionar alunos matriculados no programa, com dinâmicas envolvendo as línguas estudadas, bem como apresentar os professores do projeto PAH aos estudantes e divulgar o regulamento das aulas.

“Nossa expectativa é de que possamos continuar desenvolvendo um trabalho de qualidade no ensino de línguas, com apoio da secretaria, para expandirmos ainda mais os cursos aos servidores. Também estamos muito felizes por formar, neste semestre, as primeiras turmas do PAH in loco das escolas Waldir Garcia e Hermann Gmeiner”, disse a coordenadora do Programa Ampliando Horizontes da Semed, Suellen Barros.

O PAH in loco proporciona o aprendizado do espanhol aos servidores de escolas, com alunos imigrantes venezuelanos. E o principal objetivo é melhorar a comunicação entre professores e estudantes imigrantes, além de melhorar o processo de ensino e aprendizagem dessas escolas com esse público-alvo.

A gestora da escola municipal Waldir Garcia, Lúcia Cortez, é uma das alunas finalistas do curso de espanhol. Segundo ela, é muito importante o investimento feito pela gestão do prefeito David Almeida, pois promove a formação continuada dos profissionais da rede de ensino.

“O Programa Ampliando Horizontes oferece uma excelente oportunidade de aprender um segundo idioma e de ter uma formação bilíngue com profissionais dedicados e competentes. Nossas aulas são ministradas com metodologias ativas e práticas inovadoras, que nos estimulam a participar com alegria e facilitam a aprendizagem”, ressaltou.

Um dos alunos novos do PAH em 2023 é professor formador da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Edeney Salvador, matriculado no curso de Libras. Para ele, o interesse de estudar partiu do desejo de se comunicar e potencializar as atividades desenvolvidas na Semed.

“Já faz um tempo que pretendia me dedicar ao aprendizado de Libras, a fim de criar possibilidades de ampliar o meu horizonte de integração com pessoas que se comunicam com o uso da Língua Brasileira de Sinais. Além disso, potencializar na equipe em que trabalho na secretaria (Equipe Diversidade), os processos de inclusão de estudantes e educadores, na compreensão do universo de Libras”, enfatizou Edeney.

Nesta terça-feira, 14, no período da noite, tem a aula inaugural para as turmas júnior e dos chiquitos, filhos de servidores de 11 a 15 anos, matriculados nos cursos de inglês e espanhol. A solenidade será pelo Google Meet com tema de Carnaval.

Histórico do PAH

O curso iniciou em 2010 e já formou mais de 700 alunos nas línguas inglesa e espanhola. Entre os resultados significativos, está a admissão dos alunos certificados pelo PAH em mestrados e doutorados, depois de testes de proficiências realizados em outras instituições.