Início » Brasil tem quase 10 milhões de certificados digitais em 2023
Notícias Corporativas

Brasil tem quase 10 milhões de certificados digitais em 2023

Esse aumento de mais de 17% em relação ao ano anterior destaca uma mudança significativa no comportamento, impulsionada pela pandemia. A digitalização traz benefícios práticos, como redução de custos, economia de tempo e modernização de processos. O certificado digital ICP-Brasil é reconhecido como seguro, fortalecendo sua adoção.

Em 2023, o Brasil se aproximou da significativa marca de 10 milhões de certificados digitais, evidenciando o notável avanço tecnológico e a crescente aceitação de soluções digitais entre a população. O expressivo aumento na emissão desses certificados representa um crescimento superior a 17% em comparação ao ano anterior, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, responsável pela execução das políticas de certificação digital no país.

Este aumento não se resume apenas a números, mas reflete uma mudança significativa no comportamento dos brasileiros em relação à tecnologia. Com a crescente digitalização, as assinaturas eletrônicas estão ganhando destaque como ferramentas essenciais, oferecendo autenticidade e segurança jurídica comparáveis às assinaturas tradicionais reconhecidas em cartório. O certificado digital, em particular, capacita o titular a produzir uma assinatura eletrônica com valor probante equivalente ao das assinaturas físicas.

A adoção desses certificados traz diversos benefícios práticos, como a redução de custos desnecessários e a otimização de tempo e recursos. Essa mudança representa um passo fundamental para a modernização e eficiência dos processos administrativos e comerciais no país.

Emerson Castro, sócio administrador da Sempre Tecnologia, especializada na emissão de certificados digitais, destaca que a pandemia do novo coronavírus desempenhou um papel crucial ao acelerar a digitalização de processos anteriormente conduzidos de maneira convencional. Mesmo após o término das restrições, os hábitos digitais adquiridos permaneceram devido à praticidade, conveniência e segurança técnica comparáveis aos métodos tradicionais.

Castro salienta ainda que há uma conscientização crescente sobre a importância de adotar ferramentas seguras para transações online. O certificado digital ICP-Brasil é reconhecido como uma das soluções mais seguras para autenticação e assinatura em ambiente digital, fortalecendo ainda mais sua adoção no Brasil.

O aumento no uso de certificados digitais sinaliza claramente que o Brasil está ingressando em uma era digital mais avançada e segura. Com a continuidade dessa tendência, espera-se que mais indivíduos e empresas adotem essas tecnologias, contribuindo para um ambiente digital mais eficiente e seguro no país.