Início »  Coordenadoria Distrital de Educação 4 encerra seletivas para o JEAs
Esporte

 Coordenadoria Distrital de Educação 4 encerra seletivas para o JEAs

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Cerca de 300 mil alunos participam das seletivas em todo o Amazonas, representando escolas federais, estaduais, municipais e particulares

A Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, encerrou a 15ª edição das seletivas para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), competição que inicia no próximo dia 12 de julho. Durante a classificatória, todas as 33 escolas da CDE 4 participaram das modalidades basquete, futebol de campo, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez. Mais de 600 alunos participaram das seletivas. 

No total, delegações de 11 escolas da CDE 4 participarão do JEAs, que é o principal torneio escolar do Amazonas. A competição, que mobiliza unidades federais, estaduais, municipais e particulares, é tratada com seriedade pelos estudantes, explicou Rute Lima, coordenadora da CDE 4. 

“O esporte tem o dom de cativar. Os alunos buscam fazer parte de um grupo e o esporte auxilia nisso. Associado à educação, torna-se uma ferramenta poderosa de estímulo, conquista, planejamento de sonhos e, principalmente, no desenvolvimento do espírito de respeito mútuo”, destacou.

Até o momento, as seletivas da rede estadual de ensino ainda não estão finalizadas. Nos próximos dias, as CDEs  2, 3, 6 e 7 também encerrarão suas competições. No interior, todos os sete polos participantes já finalizaram suas seletivas, são eles: Itapiranga,  Lábrea, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e Tefé. 

JEAs

Com o início previsto para o dia 12 de julho, em solenidade na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona centro-sul de Manaus, os JEAs está na 44ª edição, neste ano. Com mais de 20 modalidades esportivas em disputa, o campeonato  tem a participação, desde as seletivas, de cerca de 300 mil estudantes. 

Além do âmbito estadual, o JEAs também é classificatório para competições nacionais, como os Jogos da Juventude, disputa organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e também para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). 

“O JEAs é tradição, uma competição que é realizada desde a década de 70. Envolve toda a comunidade escolar amazonense e oportuniza que o aluno tenha um intercâmbio cultural muito forte, enriquecendo sua formação como ser humano”, enfatizou o coordenador dos Jogos Escolares do Amazonas, Raniere Parente. 

Primeiras experiências

Nas seletivas da CDE 4, muitos alunos estão tendo a primeira experiência em campeonatos, por meio do incentivo ao esporte,  realizado nas escolas da rede estadual de ensino. Esse é o caso da aluna Sarah Rebeca, 15, classificada para o JEAs, na modalidade do vôlei de quadra.

A estudante começou a praticar o esporte nas aulas de Educação Física da Escola Estadual (EE) Antônio da Encarnação Filho, zona oeste da capital. Sarah contou que, após perceber o gosto pelo esporte, decidiu se candidatar aos treinos aplicados no contraturno das aulas, em preparação específica para o JEAs.

“Eu percebi que tinha gosto pelo vôlei e decidi me preparar. Agora, vou defender minha escola em uma competição desse nível. Confesso que estou nervosa, mas a experiência de estar com as minhas amigas, nos dedicando juntas, é muito legal.” 

Já para o estudante Cristyan Lucas, 14, a alegria é de ter classificado sua escola para o JEAs após a unidade passar alguns anos sem representantes na competição estadual. O aluno estuda na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Zulmira Bittencourt, zona oeste de Manaus. 

“Comemoramos bastante a classificação. Nós fomos campeões na modalidade infantil, de 11 a 14 anos. Foi minha primeira seletiva de JEAs e eu estava nervoso nos primeiros jogos, mas fui me soltando. Agora, iremos nos preparar bastante para o JEAs”, compartilhou o discente. 

Com informações da assessoria.