Início » Imunização: Microplanejamento fortalece ações para ampliar coberturas vacinais no Amazonas 
Saúde

Imunização: Microplanejamento fortalece ações para ampliar coberturas vacinais no Amazonas 

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Oficina virtual ocorreu nesta terça-feira (13/06)

O Amazonas segue intensificando as ações para ampliar as coberturas vacinais. Uma dessas estratégias foi realizada nesta terça-feira (13/06) com a segunda etapa da oficina de microplanejamento para aumentar,  em curto prazo, o público das campanhas de vacinação. Entre as ações compartilhadas estão a importância da educação em saúde e a participação da sociedade para melhorar os índices de vacinação. 

Participam da programação 48 municípios que estão incluídos no grupo prioritário para ampliar a adesão da população às campanhas de imunização. As demais 14 cidades do Estado serão contemplados em momento posterior. A Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), coordena a atividade no Estado.

A iniciativa é do Governo do Amazonas, por meio da SES-AM e FVS-RCP, em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Durante a oficina, os municípios compartilharam o desenvolvimento do plano de vacinação imediata municipal. Nessa estratégia de ação imediata, a prioridade da vacinação são crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. 

Os indicadores de cobertura alvo das ações são as vacinas poliomielite, pentavalente, pneumocócica e a tríplice viral para o público infantil. Já para os adolescentes serão direcionadas ações para a vacinação da meningocócica C, a ACWY e também a de combate ao HPV. Apesar dos destaques, todas as vacinas do Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde para menores de 15 anos de idade estão inseridas na estratégia.

Angela Desirée, gerente de Imunização do Amazonas na FVS-RCP, destaca a importância dessa ação. “O planejamento é uma resposta rápida para aumentar as coberturas vacinais, tendo em vista que o Amazonas tem área de fronteira e é preciso prevenir o risco da introdução e reintrodução de doenças”, disse.

Uma das participantes da oficina on-line foi a enfermeira Cristiane Lindoso, representante de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) que destacou a importância da estratégia para intensificar o processo de trabalho do município. “Esse projeto é muito rico nos detalhes de uma campanha de vacinação. Estou muito esperançosa em relação aos resultados que podemos obter”, disse.

Microplanejamento

A oficina de microplanejamento discute estratégias e ações de vacinação a serem utilizadas de acordo com as características da população; o estabelecimento de atividades para o cálculo e estimativa das necessidades de recursos humanos e de insumos como vacinas, seringas, materiais, rede de frio e logística de distribuição; e formação, capacitação e atualização dos profissionais de saúde.

com informações da assessoria.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário