Início » Projeto que institui o dia municipal do tradutor e intérprete da LIBRAS é aprovado na CMM
Política

Projeto que institui o dia municipal do tradutor e intérprete da LIBRAS é aprovado na CMM

Brasília - A tradutora de Libras, Tatiane Elisabeth participa do quinto dia de debates, oficinas, literatura, no 9º Festival Latinidades (José Cruz/Agência Brasil)

PL é de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil e segue para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida

Na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta quarta-feira (17/05), foi aprovado o Projeto de Lei nº 201/2022, de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB). O PL visa instituir o dia 26 de julho como o Dia Municipal do Tradutor e do Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A proposta, que recebeu apoio unânime dos vereadores presentes, tem como objetivo reconhecer a importância dos tradutores e intérpretes de LIBRAS, profissionais essenciais para a inclusão de pessoas surdas. Além disso, o projeto busca conscientizar a população sobre a relevância da língua de sinais e promover a igualdade de direitos e oportunidades.

De acordo com o texto aprovado, a data escolhida não foi aleatória, pois marca o aniversário da criação da primeira escola de surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857.

Durante a sessão, o parlamentar ressaltou a importância da aprovação do projeto: “É um reconhecimento merecido aos profissionais que atuam na tradução e interpretação da LIBRAS, contribuindo para a inclusão e o acesso à informação das pessoas surdas. Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto e do diálogo com a comunidade surda e os representantes da área,” disse Rosivaldo.

Após a aprovação no Plenário, o Projeto de Lei segue para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.