Início » Presidente Figueiredo tem o primeiro “Sisreg Municipal” do Amazonas
Amazonas Destaque

Presidente Figueiredo tem o primeiro “Sisreg Municipal” do Amazonas

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, está implantando no município o primeiro sistema municipal de marcação de consulta médicas e de exames do Amazonas. O Sistema de Regulação Municipal (Sisreg Municipal) vai permitir que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que utilizam a rede municipal de Saúde, possam agendar consultas com especialista e marcar exames, na própria Unidade Básica de Saúde (UBS) onde recebe atendimento, seja na sede ou na zona rural do município.

O Sisreg Municipal está funcionando nas sete UBSs da sede e também nas UBSs Graça Brasileiro (km 126 da BR 174) e Maria Imelde de Souza Araújo (Km 50 da AM 250 – Estrada de Balbina), na zona rural.

Sem esperas

“A partir de agora, quando sair do atendimento, o cidadão de Presidente Figueiredo, não precisa mais esperar até o outro dia para marcar exame ou a consulta com o especialista. Ao sair do consultório, ele poderá ir até a recepção da UBS e já deixar agendado o novo atendimento”, explica a secretária municipal de Saúde, Mariane Abreu. A secretária destaca que a implantação do Sisreg Municipal vai reduzir o tempo de espera e também evitar que nosso usuário tenha despesas no deslocamento até a sede para marcar uma consulta com especialista ou marcar um exame.

Internações

As guias de autorização de internação hospitalar também serão geradas no próprio município, sob a coordenação de um médico regulador. De acordo com a secretária, assim que for processada a primeira regulação de uma cirurgia eletiva, na rede municipal, para um hospital de Manaus, Presidente Figueiredo vai se tornar o primeiro município, na história do SUS no Amazonas, a realizar este procedimento.

Com o pioneirismo da implantação do Sisreg municipal, o município de Presidente Figueiredo chamou atenção do Ministério da Saúde (MS) que elegeu a Terra das Cachoeiras para ser “modelo” em outro programa da rede atenção básica de saúde, que integra o sistema de regulação de exames e consultas, com o prontuário eletrônico do paciente.

De Portal ÚNICO.