Início » Jornalistas fazem mobilização nacional pelo diploma, nesta sexta-feira
Brasil

Jornalistas fazem mobilização nacional pelo diploma, nesta sexta-feira

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai mobilizar todos os 31 sindicatos filiados para o novo Dia Nacional de Luta em Defesa do Diploma, nesta sexta-feira (16), para pressionar a Câmara dos Deputados a votar a PEC que define e a volta da exigência do certificado de conclusão do ensino superior para exercício da profissão.

Chamamento

“Trata-se de mais um chamamento público à categoria e à sociedade, para que pressionem a Câmara dos Deputados a votar a Proposta de Emenda Constitucional 206/2012,restituindo a formação de nível superior específica em Jornalismo no país”, explica a presidenta da Fenaj, Samira de Castro.

Vestidos de azul

A proposta é de que os jornalistas vistam-se de azul para trabalhar, façam vídeos e/ou fotos, publiquem em suas redes sociais, marcando a Fenaj e o seu Sindicato nas postagens. Às 15h da sexta-feira (horário Brasília), haverá tuitaço e instagramaço, com as hastags #PECdoDiploma e #AprovaPECDoDiplomaJá. “Também orientamos a marcar os deputados e deputadas federais de seus estados, pedindo o voto favorável à matéria”, diz Samira.

Sobre a PEC do Diploma

A PEC 206/2012 é oriunda do Senado (e de autoria do então senador Antônio Carlos Valadares), onde foi aprovada em 2012, por ampla maioria de votos. Na Câmara dos Deputados, foi apensada a outras propostas de igual teor, entre elas uma de autoria do hoje ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta. Passou por uma Comissão Especial, sendo relatada pelo deputado Daniel Oliveira (PCdoB/BA) e aprovada simbolicamente. Portanto, a matéria está pronta para ir a plenário. Para sua aprovação, necessita de, no mínimo, 308 votos.

De Portal ÚNICO.