Início » Aumento do nível de maturidade em Segurança da Informação nos estados brasileiros é destaque em estudo setorial
Brasil

Aumento do nível de maturidade em Segurança da Informação nos estados brasileiros é destaque em estudo setorial

FOTOS: Divulgação/Sead

Com apoio do Governo do Amazonas, o Painel de Experiências em Segurança Cibernética nos Governos Estaduais reuniu gestores e técnicos de TI de diferentes estados do Brasil

Com apoio do Governo do Estado, por meio da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), a gerente de segurança da informação da empresa, Lílian Gibson, que coordena o Grupo de Trabalho de Segurança da Informação (GT-SI) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), apresentou, na quarta-feira (14/06), estudo sobre o nível de maturidade em S.I dos estados brasileiros.

Segundo Lílian, o GT-SI, criado em 2015, tem objetivo de discutir iniciativas que possam ajudar os governos a evoluir seu nível de maturidade em Segurança da Informação (SI). Para isso, de forma sistemática, o grupo realiza pesquisas entre as afiliadas da Abep-TIC. 

“Em 2022, no último levantamento realizado para acompanhar o nível de maturidade em SI e da Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD), constatamos um crescimento contínuo desse índice de maturidade, ainda que forma mais lenta”, concluiu.   

Lilian Gibson também fez um balanço da atuação do GT–SI da Abep-TIC, desde a sua criação, em dezembro de 2015, até os dias atuais. A especialista em segurança da informação também apresentou os principais produtos gerados pelo grupo, que hoje tem 51 representantes de 24 estados do Brasil.

“Nesse tempo, conseguimos elaborar um Guia para implementação da área de SI nas empresas, temos uma biblioteca compartilhada de documentos de SI, desenvolvemos ferramentas para avaliar a conformidade com o direito digital e uma ferramenta que permite identificar o nível de maturidade em SI e LGPD”, listou.

Consad Express Manaus 

O Painel de Experiências em Segurança Cibernética nos Governos Estaduais integrou a programação do seminário sobre segurança cibernética, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), presidido pelo titular da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa.

A programação, realizada no auditório da Sead, foi um pré-evento do Consad Express Manaus, atividade exclusiva do Consad e Grupos de Trabalho (GTs) do Conselho, que acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/06), no Centro Cultural do Amazonas (CCA) – Vasco Vasques.    

Com informações da assessorias.