Início » UEA entrega diplomas na “capital dos povos indígenas
Educação

UEA entrega diplomas na “capital dos povos indígenas

Foto: divulgação

O município de São Gabriel da Cachoeira, conhecido como “terra sagrada” e “capital dos povos indígenas”, que abriga 23 etnias, foi palco da formação de 68 novos profissionais indígenas e não-indígenas nas áreas de Arqueologia (22), Gestão Ambiental (24) e Tecnologia de Alimentos (22) pelo Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira da Universidade do Estado do Amazonas (CESSGC/UEA).
A solenidade de outorga de grau aconteceu em Manaus e em São Gabriel, simultaneamente. Entre as etnias dos formandos estão: Baré, Baniwa, Cabocla, Dessanos, Korrripaco, Kubeo, Piratapuia, Tariana e Tukano.

Patrícia Mendes Costa, da etnia Dessano e moradora da comunidade Ilha das Flores, é uma das novas arqueólogas formadas pela UEA e uma dos 22 indígenas da turma. “Me sinto emocionada porque a minha mãe veio da comunidade para presenciar minha formação. O choro, hoje, é de alegria. A turma abraçou o curso de Arqueologia e quero agradecer a todos os parceiros pela nossa formação e também à gestão superior por todo apoio em nossa jornada”, disse, muito emocionada.

Reitoria destaca a realização dos cursos

A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, representando o reitor André Zogahib, destacou a importância da formação superior e da vida acadêmica. Ela também ressaltou a parceria entre instituições para devolver, à sociedade, exímios e competentes profissionais. “A gestão superior tem muito orgulho do que fizeram nesses anos”, destacou ela.
O prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Moreira Saldanha, disse estar muito orgulhoso e bem representado pelos novos profissionais. “Não tive a oportunidade de me formar, mas me sinto representado por vocês, que honram nossos ancestrais e a nossa terra. Quero agradecer à gestão superior da UEA e aos professores por proporcionarem esse momento histórico”, afirmou.

Com informações do Portal ÚNICO.