Início » Sejusc reforça ações contra o bullying em escolas da rede pública estadual 
Manaus

Sejusc reforça ações contra o bullying em escolas da rede pública estadual 

Falar sobre o bullying nas escolas é uma forma de combater a violência na sociedade. Essa é a lição que a estudante Louise do Vale, de 14 anos, aprendeu após a ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), nesta terça-feira (25/04), na Escola Estadual Profº Antenor Sarmento. Com a experiência, ela falou da própria realidade: “Tem muitas pessoas que não ligam, mas o bullying realmente machuca”.

Mais de 60 estudantes participaram das atividades na unidade de ensino, localizada na zona sul de Manaus, que teve como foco coibir ameaças e a violência na rede pública estadual, enfatizando a rede de proteção do Governo do Amazonas e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise). 

“Tem pessoas que não ligam, mas o bullying realmente machuca e eu falo por experiência própria, porque eu já sofri desde criança. O meu conselho para vocês é que independente da sexualidade, cor, cabelo ou algo diferente, não façam bullying, porque isso pode não doer em você mas dói em outras pessoas”, aconselhou Louise. 

Na ação, foram apresentados conteúdos didáticos e dinâmicos  para maior interação dos alunos. Além disso, também foram fixados cartazes pelo ambiente escolar e houve distribuição de folhetos com informações sobre a rede de proteção do estado.

A assistente social, Maria do Socorro, reforçou o resultado produtivo na conscientização dos alunos. 


“A palestra de hoje teve um resultado muito positivo. As técnicas da Sejusc, psicólogas e assistentes sociais, estão indo às escolas para trabalhar essa questão do bullying e hoje realmente vimos a interação dos alunos e essa dinâmica entre eles”, pontuou Maria.

Parceria

As atividades integram a parceria com a Secretaria de Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), através do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar do Amazonas, criado para combater a violência nas escolas.