Início » Livro debate as questões sociais e os tabus em torno da menstruação
Saúde

Livro debate as questões sociais e os tabus em torno da menstruação

Fruto de uma curiosidade pessoal da facilitadora e mentora do ciclo menstrual Erika Tolesano, o livro “Não estou de TPM”, que será lançado em julho pela editora Vidaria Livros, traz um debate fundamental: qual é afinal o lugar social da menstruação e porque este ainda é um tema tão condicionado a tabus e preconceitos?

Com uma ampla pesquisa histórica e contemporânea sobre a menstruação, a autora destrincha o assunto que para metade da população mundial é parte do funcionamento normal de seus corpos, mas que ainda segue sendo um assunto que não é debatido tão abertamente quando deveria. A autora nos leva a pensar o porquê as oscilações hormonais naturais nas diferentes fases do ciclo menstrual são comumente vistas como um distúrbio, ou ainda porque a tensão pré-menstrual virou um problema a ser combatido e medicado, e a falta de políticas públicas e maiores projetos que visem o combate à pobreza menstrual.

“Há falta de tempo para menstruar, de disponibilidade para viver menstruada, de informação sobre os hormônios femininos, de entendimento sobre o ciclo menstrual. Será mesmo que a culpa é só da TPM?”, questiona a autora.

O livro será lançado em julho em um projeto de mais de 2 anos de pesquisa coordenado pela editora Vidaria Livros.