Início » Sorveterias do Pará e da Bahia estão entre as 100 melhores do mundo
cultura Destaque

Sorveterias do Pará e da Bahia estão entre as 100 melhores do mundo

Uma lista com as 100 melhores sorveterias e gelaterias do mundo, segundo a plataforma Taste Atlas, inclui duas casas brasileiras: a Sorveteria Cairu, em Belém, no Pará, e a Sorveteria da Ribeira, em Salvador, na Bahia.

A Sorveteria Cairu aparece na 36ª posição com seu sabor açaí, enquanto a Sorveteria da Ribeira aparece na 37ª posição com seu sorvete de tapioca.

As duas sorveterias são conhecidas por seus sabores únicos e inovadores, que combinam ingredientes tradicionais brasileiros com técnicas modernas de sorveteria.

“Esta lista apresenta as 100 gelaterias e sorveterias mais icônicas que deixaram uma marca indelével no cenário global de sobremesas. Abrange estabelecimentos que aperfeiçoaram seu ofício por mais de um século, servindo sabores consagrados pelo tempo, como chocolate e pistache, ou combinações inventivas como ricota e pera, sementes de gergelim e arroz”, diz a plataforma, que classifica pratos, sabores, restaurantes e até formas de preparar alimentos pelo mundo.

Fundada em 1964, a sorveteria paraense é classificada pelo atlas como “mais do que uma sorveteria”.

“É um símbolo de orgulho regional e um embaixador dos sabores amazônicos tanto para os locais quanto para os visitantes. Seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, evidenciando os sabores únicos da região”, diz a plataforma.

Segundo o Taste Atlas, o sorvete de açaí é icônico por ter um sabor rico e distinto “que equilibra perfeitamente doçura e acidez”.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Cairu ganha destaque no cenário internacional: ela já chegou a figurar entre as 50 melhores sorveterias do mundo no ano passado, em que foi destaque do Festival Mundial do Gelato.

Já em Salvador, o bairro da Ribeira é um dos cartões-postais da cidade e a sorveteria que leva o nome do lugar é um dos pontos turísticos. Inaugurada em 1931, a Sorveteria da Ribeira é popular entre os moradores da cidade e atrai turistas.

Confira as outros sorveterias

De CNN Brasil.