Início » Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi integra o MICBR 2023 em Belém-PA
Notícias Corporativas

Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi integra o MICBR 2023 em Belém-PA

O MICBR 2023 marca sua primeira realização na Amazônia e representa mais uma política pública para o setor cultural, visando estimular o crescimento dos setores criativos, a circulação de bens e serviços culturais, a internacionalização da produção cultural brasileira e o profissionalismo dos agentes culturais do país.

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou os 260 empreendedores culturais e criativos que foram selecionados para participarem do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que ocorrerá em Belém, no Pará, de 8 a 12 de novembro de 2023.

Dentre os escolhidos está a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, da cidade de Taubaté, Estado de São Paulo, e na ocasião todo o grupo terá a oportunidade de participar de uma série de atividades que abrangem negócios, formação e cultura. O evento também oferece oportunidades de negociação, apresentações artísticas com fins comerciais (showcases), sessões de networking, conferências, palestras, painéis, programas de mentoria e oficinas.

“Para mim, que tenho uma ligação muito forte com Belém, ter sido selecionada para um evento do MinC como uma das representantes do Ponto de Cultura do Estado de São Paulo é muito gratificante, pois é uma oportunidade de divulgarmos nossos serviços diferenciados que muitas vezes a região norte não é contemplada. Além disso, poder vivenciar este intercâmbio cultural e compartilhar experiências com tantos artistas de linguagens tão diversificadas já será um ganho para nosso trabalho e futuras parcerias”, disse a curadora de arte da região sudeste, Lani Goeldi.

Das 260 vagas, 99 foram preenchidas por participantes do interior dos estados, dos quais 78 são vendedores e 21 compradores, garantindo representatividade de todas as regiões do país, com 24 das 27 unidades federativas sendo contempladas. A composição dos selecionados que declararam gêneros é composta por: 109 mulheres, 101 homens e sete pessoas não binárias.

O MinC está investindo R$ 1,118 milhão no edital para levar os empreendedores culturais e criativos brasileiros ao evento, e o objetivo do MICBR é promover a cultura brasileira nacional e internacionalmente, apoiar o desenvolvimento dos setores criativos, consolidar empreendimentos e profissionalizar empreendedores culturais. Além disso, o evento visa solidificar a economia criativa como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do país, estabelecendo o Brasil como referência em criatividade, diversidade, qualidade e inovação.

MICBR 2023

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o MICBR 2023, contará com uma programação que inclui 15 setores criativos, sendo eles Artes Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Além disso, destacando a rica culinária da região norte, o evento apresentará uma Cozinha-Show com foco nos sabores e ingredientes locais.

Esta edição traz algumas novidades, como a realização de rodadas separadas para cada setor das artes cênicas (circo, dança e teatro), a estreia do hip hop no evento e a inclusão de um setor dedicado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formação.

Esta 3ª edição do MICBR também traz a Argentina como país convidado de honra. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca que o convite à Argentina é uma retribuição à participação brasileira no Mercado das Indústrias Criativas da Argentina (MICA). Em junho deste ano, o Brasil marcou presença no evento, em Buenos Aires, como convidado de honra.