Início » Vereadores chamam atenção para impactos ambientais causados pela vazante
Destaque Manaus

Vereadores chamam atenção para impactos ambientais causados pela vazante

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateram, nesta terça-feira (03/10), os impactos ambientais que Manaus e região metropolitana vêm enfrentando, ocasionados pela vazante dos rios.

O rio Negro, que banha Manaus, está medindo pouco mais de 15 metros. Desde o dia 17 de junho, o rio vem descendo continuamente. No início, as águas baixavam entre um e dois centímetros por dia. Atualmente, o rio desce de 20 a centímetros diariamente, de acordo com as medições.

Os dados foram classificados como alarmantes pelo vereador Peixoto (Agir), em seu tempo de fala no Plenário. O parlamentar fez cobranças ao Governo Federal em relação à BR-319, que foi apontada por ele como uma opção para o abastecimento de insumos para a capital do Amazonas.

“Na pandemia vimos que a único meio de trazer oxigênio para Manaus era através da BR-319, mas tivemos um atoleiro tão grande que tivemos três dias de atraso. O nosso povo segue passando dificuldades, ainda mais agora, com a navegação quase impossível nos nossos rios”, disse Peixoto.

“Nessa semana a Petrobrás teve uma licença para explorar petróleo no nordeste, mas nós não conseguimos liberações ambientais para finalizar essa rodovia, que melhoraria a vida do nosso povo”, acrescentou o vereador.

O tema foi discutido também pelos vereadores Rosinaldo Cordovil (PSDB), Kennedy Marques (PMN), Professor Samuel (PL) e Eduardo Alfaia (PMN).

“O que temos visto é um Governo Federal inerte e de braços cruzados para o cenário caótico que está passando a nossa população ribeirinha. Não recebemos visitas para nos apoiarem a combater essa crise e me preocupo com isso” afirmou Eduardo Alfaia.

Outros vereadores seguiram na mesma esteira também defenderam a BR-319 como saída para o abastecimento de insumos no estado. Para eles, a vazante precisa ser vista com olhar sensível pelo Governo Federal.