Início » Manaus aposta em recepção com atrativos culturais na Temporada de Cruzeiros
Destaque Economia

Manaus aposta em recepção com atrativos culturais na Temporada de Cruzeiros

Nesta próxima sexta-feira, 24/11, Manaus se prepara para receber a temporada de cruzeiros, uma iniciativa realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). A ação visa atrair visitantes internacionais e destacar as riquezas culturais e naturais da região. 

O pontapé inicial será dado com a chegada do navio Azamara Quest, vindo diretamente de Barbados, no Caribe. O navio tem aproximadamente mil turistas de diversas nacionalidades, incluindo americanos, canadenses e ingleses, entre outros.  

Diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Oliveira destacou a importância da chegada dos cruzeiros, tanto para a economia do município quanto para aquecer o turismo e a cultura do Amazonas. 

“São mais de mil pessoas circulando em nossos espaços, conhecendo e consumindo nossa gastronomia, nossos artesanatos, nossa cultura, aquecendo dessa forma a economia local e gerando renda a muitas famílias”, pontuou. 

De acordo com o diretor de Turismo Evilazio Nascimento, para garantir uma ótima recepção, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no porto de Manaus, estará equipado para fornecer informações bilíngues e distribuir mapas da cidade. Além disso, uma pesquisa qualitativa será conduzida, permitindo avaliar a experiência dos turistas.  

“Estaremos com uma equipe técnica, a qual estará realizando uma pesquisa sobre os serviços e infraestrutura de Manaus junto aos turistas”, comentou Nascimento.  

A programação da temporada conta com uma imersão completa na diversidade da cidade. Os passageiros terão a oportunidade de explorar pontos turísticos emblemáticos, como passeios de barco, city tours para conhecer a arquitetura histórica, visitas ao Museu da Amazônia (Musa) para uma compreensão mais profunda da fauna e flora locais, caminhadas na selva, além de visitas ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e um evento especial no majestoso Teatro Amazonas, um dos símbolos mais representativos da cidade. 

Essa iniciativa também fortalece o turismo local, colocando Manaus no mapa internacional dos destinos turísticos, destacando sua riqueza natural, cultural e histórica. A temporada de cruzeiros promete oferecer momentos inesquecíveis aos visitantes, e impulsionar a economia local, promovendo a imagem da metrópole da Amazônia como um destino turístico de classe mundial.