Início » Projeto de reforma administrativa proposta pelo governador Wilson Lima cria novas secretarias no Amazonas
Destaque Política

Projeto de reforma administrativa proposta pelo governador Wilson Lima cria novas secretarias no Amazonas

Nesta terça-feira (25), o governador do Amazonas, Wilson Lima, invejou à Assembleia Legislativa do estado um projeto de reforma administrativa que prevê a criação de três novas secretarias. A proposta inclui a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer.

O objetivo da reforma é tornar a gestão governamental mais eficiente no enfrentamento dos desafios atuais. Para isso, o projeto propõe a redistribuição e absorção de atividades de órgãos e entidades existentes. O governador espera que a proposta seja aprovada em regime de urgência.

De acordo com o texto enviado à Aleam, a Secretaria de Governo deverá ganhar autonomia administrativa, técnica, finalística e financeira, e passará a integrar os órgãos da administração direta do governo estadual. Além disso, a proposta prevê a alteração da vinculação do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para fiscalização, vinculando-o à Secretaria de Governo.

Outras mudanças previstas incluem a reorganização do quadro de cargas de alta direção da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI) e do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM).

*Com informações do Estado Político