Início » Prefeitura de Manaus anuncia obras para contenção de laterais da avenida Mário Ypiranga Monteiro
Manaus

Prefeitura de Manaus anuncia obras para contenção de laterais da avenida Mário Ypiranga Monteiro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anuncia um projeto de contenção das laterais da avenida Mário Ypiranga Monteiro, trecho próximo à saída da avenida Maneca Marques, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, para solucionar o recorrente desbarrancamento acima das calçadas de ambos os sentidos.

Há pelo menos 20 anos, os pedestres têm dificuldade em transitar na área.

Nesta quinta-feira, 20/4, o secretário de Obras, Renato Junior, anunciou que as obras devem iniciar na segunda quinzena do mês de junho. O projeto prevê a implantação de vetiver, uma planta vietnamita, como gabião vegetal. 

“A raiz dessa planta ajudará a conter a erosão. Essa é a forma que encontramos de resolver um problema de décadas. Outras gestões implantaram rip-rap, que desaba constantemente, bem como árvores, e a passagem fica obstruída”, explica Renato Junior. 

“Há um ano, no mês que eu entrei na secretaria, o barranco cedeu e a prefeitura atuou com uma obra emergencial para conter a erosão. Nós não tínhamos como colocar máquinas naquele lugar, porque na parte de cima, tem dois condomínios. Após a avaliação técnica, constatamos que a obra iria colocar em risco a vida e a moradia dessas famílias, principalmente neste período chuvoso”, salienta o secretário de Obras. 

Ainda conforme Renato Junior, a equipe técnica de engenharia aguarda a trégua do período chuvoso, para executar as obras de contenção no verão, previstas para o dia 15/6. 

“Aumentaremos aquela contenção da erosão com uma passarela para que os pedestres possam transitar com segurança. A determinação do prefeito David Almeida é que não tenhamos de retirar as pessoas que moram nos dois conjuntos. Colocaremos uma planta vietnamita, uma espécie de gabião vegetal, em que a raiz conseguirá conter a erosão, além de uma tecnologia acoplada ao muro de suporte que será feito no local”, afirma Renato Junior.

O corpo de engenharia da Secretaria de Obras estipula um prazo de 120 dias para o término das obras, sendo possível entregar os dois lados da avenida completamente recuperados, sem causar transtornos aos condutores que trafegam na área.