Início » Santa Catarina tem neve pela primeira vez no outono desde 1999
Brasil

Santa Catarina tem neve pela primeira vez no outono desde 1999

Uma intensa massa de ar frio que atinge Santa Catarina derrubou as temperaturas no estado. No começo da noite de quarta-feira (19), nevou no município de Bom Jardim da Serra, a mais de mil metros de altitude, no Planalto Sul Catarinense.

Foi o primeiro registro do fenômeno em pleno outono de 2023. Evento raro de ocorrer no Brasil nesta estação do ano, a última queda de neve nessas condições havia ocorrido em 17 de abril de 1999, com forte massa de ar polar acompanhada de um ciclone. Junto com a neve, também veio a chuva congelada na temperatura de 2ºC, segundo a MetSul Meteorologia.

”Tivemos uma situação clássica para a formação de neve. De um lado (Oeste), uma massa de ar frio chegando que trouxe marcas baixas de temperaturas ontem e hoje, e pela direita, da costa (Oceano Atlântico), tínhamos um ciclone com centro de baixa pressão atmosférica formando nuvens carregadas no RS e SC. Vale ressaltar que estamos saindo de três anos do fenômeno La Niña, estamos em fase de transição ainda. Esses eventos fora de época, eventualmente acontecem, como as geadas durante o verão, períodos de calor no inverno”, explicou a meteorologista Estael Siás.

No interior de São Joaquim, no distrito do Cruzeiro, a 1,5 mil metros acima do nível do mar, também caíram flocos de neve misturados à chuva, chamada ”precipitação mista”. Segundo a MetSul, a neve desta quarta veio com fortes rajadas de vento, muito semelhante ao que ocorreu em julho de 2021 nos municípios serranos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A manhã desta quinta-feira, 20, começou fria no Rio Grande do Sul, principalmente nos municípios da região dos Campos de Cima da Serra, como em Vacaria, onde fez 3,3º C durante a madrugada com sensação térmica de -2,1ºC. Já em São José dos Ausentes a temperatura foi de 4,3ºC e Cambará do Sul, 5,3ºC.

Também há previsão de chegada de fortes frentes frias em outras cidades do País, como São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande.

De CNN Brasil.