Início » Financiamento facilitado alavanca venda de carros no Brasil
Notícias Corporativas

Financiamento facilitado alavanca venda de carros no Brasil

Oferta de crédito amplia possibilidades de compra e traz números de vendas no país crescerem quase a patamares recordes

Pesquisa da Fenauto indica que mais de 14 milhões de veículos foram vendidos no Brasil em 2023. Grande parte desses números expressivos se deve à facilidade no acesso a crédito. Apaixonado por motores, o brasileiro desde sempre nutre o sonho de adquirir seu carro ou mesmo moto própria para satisfação própria, para fugir do transporte público lotado e caótico e porque nosso país tem um modal de transporte que prioriza o deslocamento sobre rodas.

Entre os campeões de vendas do ano passado estão os carros usados. Dados da Federação dos Revendedores de Veículos Usados, divulgado em janeiro deste ano, revelam que a venda de carros usados cresceu 9% se comparado com as vendas de 2022.

Para o gerente comercial especialista em financiamento automotivo Thiago Amanti Campos, a facilidade no crédito faz com que diferentes perfis busquem comprar ou trocar de carro por diferentes motivos. “Hoje os perfis que mais buscam o acesso a financiamentos de veículos são famílias querem trocar de carro para obterem mais conforto, seja para utilizar o carro no dia-a-dia ou para viajar, trabalhadores de aplicativo de transporte individual bem como pessoas que utilizam veículo para deslocamento para o trabalho”, explica Amanti.

Com anos de experiência na cessão de créditos, o profissional listou as principais vantagens que as pessoas buscam ao procurar esse estilo de compra:

– Não precisar se descapitalizar;

– Possibilidade trocar o veículo antes de sua integral quitação;

– Possibilidade de antecipação de parcelas e abatimento de juros, diminuindo o tamanho da dívida;

– Antecipação da realização do sonho de possuir um veículo, mesmo sem ter o capital imediato para realizar a compra.

Os brasileiros também serão beneficiados pelo Marco das Garantias, que trará maior possibilidade de obtenção de empréstimos aos brasileiros que puserem seus bens como garantia para o pagamento. Acostumado com a prática de financiar suas compras, no país, 7 em cada 10 pessoas costumam optar pelo parcelado.

As perspectivas para 2024 também são animadoras. Dados de pesquisa da Ernst & Young mostram que 70% dos brasileiros querem comprar um carro nesse ano, percentual acima da taxa global que gira em torno de 44%. “Há uma enorme expectativa de crescimento nos financiamentos de veículos para 2024. Com o aumento das vendas de veículos, especialmente os seminovos, a tendência de crescimento e busca por acesso ao crédito tendem a crescer e, talvez, superar os números vistos recentemente”, finaliza o especialista.