Início » Com avanço da estiagem, Wilson vai à Brasília para reunião com ministros
Amazonas Destaque

Com avanço da estiagem, Wilson vai à Brasília para reunião com ministros

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se reunirá com ministros do Governo Lula nesta terça-feira, 26, em Brasília, para discutir a estiagem no Amazonas. Atualmente, 13 municípios, dos 62 do estado, estão em situação de emergência.

A informação foi confirmada pelo próprio governador em publicação nas redes sociais. O cenário fez com que o governo federal convocasse uma reunião para avaliar formas de acelerar a dragagem de rios na região. Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho, foram mobilizados. O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também acompanha a situação.

“Acabo de conversar com o presidente Lula, juntamente com o senador Omar Aziz, para tratar sobre a situação da estiagem no Amazonas. O presidente se colocou à disposição e, na próxima terça-feira, reuniremos no ministério dos Transportes para alinhar as ações em apoio às pessoas que moram nos municípios afetados”, disse Wilson Lima.

No dia 12 de setembro, o governador assinou o decreto de Situação de Emergência Ambiental para municípios das regiões sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus e, também, apresentou o plano de ação da Operação Estiagem 2023, envolvendo 30 órgãos da administração direta e indireta do Governo do Amazonas.

Entre as medidas anunciadas estão apoio às famílias afetadas em áreas como saúde e abastecimento de água, bem como na distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas e fomento para produtores rurais.

Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Amazonas, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), 13 municípios das calhas do Alto Solimões, Juruá e Médio Solimões estão em situação de emergência. Outros 16 estão em estado de alerta e 30 em atenção.

Ainda segundo a Defesa Civil do Estado, a previsão é de que, devido à influência do fenômeno climático El Niño, que inibe formação de nuvens de chuva, a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa se comparada a anos anteriores.