Início » SES-AM realiza programação sobre atividade física e alimentação saudável para servidores
Destaque

SES-AM realiza programação sobre atividade física e alimentação saudável para servidores

O evento ofereceu aos participantes diversas atividades para incentivar bons hábitos de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou o evento “Atividade Física e Alimentação Saudável: uma questão de consciência”, com uma programação voltada para a promoção da saúde dos servidores da sede da secretaria. A atividade faz parte da campanha Abril Verde, mês instituído para conscientizar sobre a segurança e saúde no trabalho.

A coordenadora do programa Academia da Saúde e o Núcleo Ampliado da Saúde da Família, Eney Pinheiro, destacou que iniciativas como essa são importantes para conscientizar e incentivar hábitos saudáveis, contribuindo para a qualidade de vida dos servidores e, consequentemente, para um melhor desempenho no ambiente de trabalho.

“Nosso objetivo foi promover a conscientização dos servidores da saúde sobre a importância de uma vida saudável. Acreditamos que é fundamental que quem cuida dos usuários estejam conscientes dos benefícios dessas práticas para a própria saúde e bem-estar. Por isso, realizamos ações que ensinaram e incentivaram a adotar hábitos saudáveis em suas rotinas, para que possam levar esses exercícios para a vida,” disse a coordenadora.

A programação do evento contou com atividades físicas e palestras sobre alimentação saudável e combate à obesidade no estado. Os servidores tiveram sessões de alongamento, orientação nutricional e avaliação antropométrica, além de se conscientizar sobre os benefícios da atividade laboral para a saúde.

A Coordenação Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) realizou uma atividade de meditação e aromaterapia, ministrada pela enfermeira Carolina Fadul. Estudantes universitários também estiveram presentes, oferecendo orientações nutricionais e avaliação antropométrica para os participantes.

O evento foi organizado pela Coordenação Estadual do programa Academia da Saúde, Núcleo Ampliado da Saúde da Família e a Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição, do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégias (Dabe) da SES-AM. E contou ainda com o apoio de estudantes e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Centro Universitário Fametro.

Atividade física e alimentação saudável

O profissional de Educação Física, Williams Ramos, destacou que a prática regular de atividades físicas é fundamental para o pleno desenvolvimento humano. “Essas práticas trazem benefícios como a redução do risco de pressão alta e diabetes, a manutenção da saúde dos ossos, articulações e músculos, além de promover o bem-estar físico e mental e melhorar a qualidade do sono”, disse o profissional.