Início » Prêmio EGG 2023 Escolas está com inscrições abertas
Notícias Corporativas

Prêmio EGG 2023 Escolas está com inscrições abertas

A premiação, em sua 4ª edição, tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas generosas e solidárias envolvendo escolas de todo o país. O prazo de inscrição é até 12 de dezembro de 2023 e podem participar, gratuitamente, instituições de ensino público e privado, do Infantil ao Ensino Médio e Médio Técnico, bem como instituições de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que devidamente registradas e habilitadas.

A plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG) está com inscrições abertas para escolas de todo o país que queiram concorrer ao Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2023 Escolas. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas implementadas durante o ano letivo de 2023 promovendo os 7 Princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG) e gerando integração entre professores, alunos e suas famílias, e a comunidade onde as escolas estão inseridas com foco em transformação social na prática.

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma EGG, “vivemos em uma sociedade competitiva que tem reforçado a indiferença, a intolerância, a polarização e a violência e o desrespeito em suas relações de troca em todos os âmbitos: dos laços de família às tratativas políticas; das negociações comerciais às redes sociais. Por isso, é emergencial dar visibilidade a projetos verdadeiramente sociotransformadores, concebidos e implementados de forma colaborativa e que, mais que bons exemplos para o ecossistema escolar, trazem soluções efetivas e são inspirações concretas para toda a sociedade. Essa é a missão do Prêmio, e os resultados surpreendem a cada edição.”

Quem pode se inscrever? Todas as Instituições de Ensino Público e Privado, do Ensino Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Médio Técnico, e Instituições de Educação de Jovens e Adultos (EJA), devidamente registradas e habilitadas pela Secretaria de Educação da Unidade Federativa pertencente ou pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham desenvolvido e realizado iniciativas conforme o regulamento podem se inscrever. Sobre estatísticas das inscrições, em 2022 foram mais de 5100 acessos e, do total de inscritos, 48,5% das escolas foram de ensino público. Sobre o perfil de quem efetivou a inscrição, 70% foram mulheres, sendo 42,5% na faixa etária de 25 a 44 anos. 

Que tipo de projeto pode ser inscrito? São elegíveis para o prêmio projetos de conscientização social sobre a importância de um ou mais dos 7PEGG; projetos de doação de recursos financeiros, bens duráveis e não duráveis; projetos de voluntariado; projetos promovendo as datas do calendário sazonal social como a Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade, o Dia de Doar/Dia de Doar Kids, Dia do Meio Ambiente, Dia da Gratidão, Dia da Consciência Negra, entre outras.

Quem já venceu o Prêmio? Dentre as escolas vencedoras nas três edições anteriores, representantes de várias partes do país: em 2020, EMEF Professor Possidônio Salles (São José dos Campos, SP), Avenues (São Paulo, SP), EM Professora Léa Edy Alonso Saliba (Sorocaba, SP). Em 2021, SESI Oscar Magalhães Ferreira (Barbacena, MG), Colégio Magister (São Paulo, SP), Escola Classe 40 (Ceilândia, DF). E, na edição de 2022, Centro Educacional Inovação (Pombos, PE), Camino School (São Paulo, SP), Ferreira Master Colégio (Suzano, SP).

Qual o prazo de inscrição? As escolas interessadas têm até 12 de dezembro para realizar a sua inscrição, e todas as informações e recomendações estão no site

Sobre a Educação para Gentileza e Generosidade

Considerando a educação como um caminho viável para a conscientização e a transformação social, a primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece gratuitamente soluções sistêmicas integrativas, interdisciplinares e interpúblicos com base nos 7PEGG. Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, curso de formação de professores e prêmio. Para as famílias, vídeos, leituras e atividades para melhorar o convívio e desenvolver virtudes humanitárias. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para ambientes de trabalho, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos e materiais de comunicação e ambientação, além do Manual de Conhecimento e Autoconhecimento e o Teste dos 7 Princípios. Tudo programado para ser descomplicado, acolhedor e acessível, facilitando a multiplicação e a implementação. Entre os apoiadores-mantenedores estão o Movimento Bem Maior e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal.