Início » PL de Roberto Cidade propõe presença de Psicopedagogo em redes pública e privada de ensino
Política

PL de Roberto Cidade propõe presença de Psicopedagogo em redes pública e privada de ensino

Como forma de contribuir com a inclusão e melhoria da aprendizagem no ambiente escolar, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propôs, através do Projeto de Lei PL nº  75/2023, que seja implementada a atividade profissional de Psicopedagogia nas redes pública e privada de ensino.

A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que foca em identificar e solucionar problemas no desenvolvimento cognitivo, provocados por dificuldades na assimilação de conteúdos. O ramo é constituído por conhecimentos das áreas da psicologia e da pedagogia, sofrendo ainda a influência de outros segmentos, como psicanálise, semiótica, linguística, medicina e outras.

Déficits nas funções cognitivas utilizadas no processo de aprendizado de novos conteúdos, como memória, raciocínio lógico e concentração, podem dificultar a conclusão do ensino médio ou graduação, bem como a vida profissional.

“Todas os campos profissionais que puderem vir a contribuir com a solução de problemas de aprendizagem devem ser contemplados, daí a importância da nossa proposta. Sabemos que o processo de aprendizagem envolve vários aspectos e nosso PL tem o objetivo de colaborar para que ele ocorra de forma integral. O profissional de Psicopedagogia reúne as condições necessárias para a realização do diagnóstico de problemas cognitivos e por isso é importante que componha o corpo docente das redes pública e privada”, defendeu.

Conforme estudos realizados acerca do tema aprendizagem, muitos indivíduos com problemas cognitivos e com déficit de aprendizagem desistem de tentar estudar, têm vergonha de suas inabilidades e desenvolvem problemas de autoestima.

De Observatório Manaus.