Início » Gás natural alimenta termelétricas que geram energia para seis municípios do Amazonas, aponta Arsepam
Amazonas Destaque

Gás natural alimenta termelétricas que geram energia para seis municípios do Amazonas, aponta Arsepam

Combustível ajuda a gerar cerca de 60% da eletricidade utilizada em Manaus

Combustível ajuda a gerar cerca de 60% da eletricidade utilizada em Manaus

O gás natural (GN) canalizado possui grande rendimento térmico. Com o combustível, as termelétricas alimentam seis municípios do estado. As informações da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) são repassadas mensalmente para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), responsável por fiscalizar e avaliar os serviços de distribuição e comercialização de GN desenvolvidos pela concessionária.

Segundo o Departamento de Recursos Energéticos (Dere) da Arsepam, o GN é de grande importância para as usinas termelétricas. Atualmente, a Cigás abastece 12 desses empreendimentos com o combustível, gerando cerca de 60% da energia elétrica utilizada em Manaus e nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, explicou que o gás natural é fundamental para a geração de energia no estado. “Foi consumido pelo setor termelétrico no mês de janeiro o volume de 122.617.222 metros cúbicos. Isso representa 84,88% do volume total usado no mês em relação aos demais segmentos”, contou.

Rufino Júnior salienta também que o Governo do Amazonas vem realizando diversos investimentos no setor nos últimos anos, como a criação da Lei Estadual nº 5.420/2021 (Lei do Gás), que abriu o mercado no estado. Além disso, o GN já é utilizado no abastecimento de diversos condomínios da capital, a exemplo do Verona Premium, maior consumidor do segmento residencial na região Norte, beneficiando diretamente mais de 4,6 mil moradores do local.

Atualmente, além do termelétrico e residencial, o combustível atende os segmentos industrial, veicular, comercial e autogeração/liquefação.

Benefícios

O gás natural é o menos poluente dos combustíveis fósseis, tem uma grande eficiência na geração de calor, baixo custo, transporte seguro por meio dos dutos e baixo risco de acidente, pois não é tóxico e se dissipa com facilidade, por ser mais leve que o ar.