Início » Comitê Interinstitucional de Segurança Escolar atuará com equipe multidisciplinar na sede da delegacia especializada
Manaus

Comitê Interinstitucional de Segurança Escolar atuará com equipe multidisciplinar na sede da delegacia especializada

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

O Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar passa a contar, a partir desta terça-feira (18/04), na sede da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), com uma equipe multidisciplinar que atuará junto aos alunos envolvidos nos atos de ameaças à segurança nas escolas. O objetivo é acolher esses estudantes, identificar os casos e garantir que, posteriormente, esses adolescentes se mantenham na vida escolar, com o acompanhamento necessário.  

As equipes são formadas por psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, entre outros profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, da delegacia e das secretarias estaduais de Assistência Social (Seas), de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) que atuarão em conjunto.  A iniciativa integra as ações do Comitê e também do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), criado pelo Governo do Estado, para atuar no monitoramento e para coibir ocorrências nas escolas do Amazonas.

A secretária executiva adjunta pedagógica, Arlete Mendonça, explicou que a equipe da Coordenação de Atenção Psicossocial Escolar (Capse), da Secretaria de Educação, vai trabalhar conjuntamente com os profissionais da Deaai.

“Nós temos a nossa equipe do Psicossocial, que já atua no cuidado socioemocional dos alunos. Uma parte desse grupo estará, a partir de agora, aqui. Iremos contribuir, diretamente, com a equipe de Psicossocial da Deaai, trocando informações e experiências, trazendo a visão pedagógica para o atendimento”, destacou a secretária. 

As equipes da Capse seguirão, em paralelo, com o trabalho diário de prevenção já realizado nas escolas, por meio de palestras e desenvolvimento de outras ações sobre saúde mental.

Fluxo de atendimento

Com os esforços, as demandas específicas sobre segurança escolar continuarão recebendo um tratamento de fluxo de alta prioridade dentro da segurança pública, com profissionais qualificados, de todas as secretarias de Estado que atuam na rede de proteção, conforme explicou a secretária executiva dos direitos da criança e adolescente, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Rosalina Lobo.

“O ponto importante de hoje é que estamos colocando profissionais da Sejusc, da Secretaria de Educação e da Seas, dentro dessa delegacia, para reforçar esse atendimento aos estudantes e familiares, a fim de que haja um encaminhamento posterior à rede de saúde, quando necessário”, avaliou a gestora.

Integração

De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da Deaai, o movimento de integração das equipes de psicossocial da Secretaria de Educação e da delegacia será positivo para alunos e familiares.

“Nossa atuação aqui, sem essa parceria, acaba se tornando limitada. Não temos os subsídios necessários para tratar da questão do estudante da melhor maneira possível, por isso, a presença da Secretaria de Educação nesse processo é essencial”, afirmou a delegada.

O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e Nise, identificou e apreendeu, até a segunda-feira (17/04), 68 adolescentes suspeitos de envolvimento em ameaças contra unidades de ensino de Manaus e de 13 municípios do interior do estado. O trabalho integrado evitou 56 possíveis ocorrências nas escolas.