Início » A solidão do algoritmo: romance investigativo discute os impactos psíquicos e sociais da tecnologia e do capitalismo tardio
cultura

A solidão do algoritmo: romance investigativo discute os impactos psíquicos e sociais da tecnologia e do capitalismo tardio

E se o ‘homem do subsolo’ de Fiódor Dostoiévski tivesse acesso aos fóruns do 4chan? E se Edgar Allan Poe, na hora de conceber suas novelas policiais, tivesse acesso aos futuros psicopatológicos que povoavam a mente de J. G. Ballard? E se nada disso fosse necessário, pois o capitalismo alienante e o submundo tecnológico estivessem levando, agora mesmo, jovens a percorrerem o percurso trágico da solidão do espírito à desagregação mental, culminando em atos de violência impensável?

São questões levantadas pelo escritor Daniel Galera na orelha do livro “Mil Placebos” (Uboro Lopes, 192 pág.), obra de estreia do gaúcho Matheus Borges (@matheusmedeborg). Mescla de neo-noir, ficção científica e o ensaio acadêmico, a obra traça uma investigação psíquica do capitalismo tardio ao analisar os impactos da internet e da tecnologia nas relações afetivas. “Fala de solidão e atomização social, de como os processos que organizam o mundo também são capazes de afetar nossa cognição”, completa o autor, que ressalta como a estrutura da obra foi pensada de forma a ir e voltar no tempo, “quase que replicando a disposição que um algoritmo dá a uma timeline de rede social”, o que justifica a hibridez de gêneros adotada no livro.

O escritor aponta a importância de se abordar os temas escolhidos. “Tanto num âmbito político, pois me parece que a ascensão de uma extrema-direita organizada é algo que passa por esses processos descritos no livro, mas também em nível individual: não dá pra negar o quanto nossas vidas dependem hoje dessas tecnologias, desses dispositivos, de toda uma rede de ideias e costumes construída a partir dessa dependência. De que maneira isso afeta nossa cognição e a maneira como nos relacionamos com os outros?”, questiona.

Nascido em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 1992, Matheus Borges é formado no curso de realização audiovisual da Unisinos e egresso da oficina literária de Luiz Antonio de Assis Brasil, realizada na PUC/RS. Suas histórias já foram publicadas em revistas literárias brasileiras e no exterior, bem como em coletâneas e antologias. No cinema, atuou como roteirista em “A Colmeia”, longa-metragem vencedor de cinco prêmios na edição de 2021 do Festival de Cinema de Gramado. Atualmente, Matheus está desenvolvendo seu projeto de mestrado e trabalhando numa compilação de contos. Junto com “Mil Placebos”, ele trabalhou simultaneamente em outro romance, concluído logo em seguida. Ambos devem ser publicados em breve. 

“Um thriller paranoico, um mistério repleto de pistas falsas, um suspense ciber-messiânico”

Um thriller paranoico, um mistério repleto de pistas falsas, um suspense ciber-messiânico. Assim Matheus define seu próprio livro, cuja trama gira em torno de um personagem que adota “Eyeball Kid” como nickname em redes sociais e fóruns online. Com vínculos sociais frágeis na “vida real”, ele se apaixona por uma jovem nas redes que se identifica como “Jersey Girl” e que acaba comentendo suicídio logo no começo da história. Eyeball Kid decide então investigar as razões da morte, caindo numa longa, intensa e violenta espiral de acontecimentos incomuns.

‘Mil Placebos’ é o passo a passo dessa investigação, sua grande rede de consequências, dentro e fora dos mundos virtuais”, afirma Fabrício Silveira, pós-doutor em Comunicação, professor colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Segundo o professor, o livro entrega ao leitor a subjetividade profunda de Eyeball Kid, um narrador em crise, que se constitui e se revela (revela-se, acima de tudo, para si mesmo) na medida em que se deixa tragar por uma sucessão avassaladora de acontecimentos. “Muitas vezes são acontecimentos fortuitos, que parecem despropositados, sem nexo; noutras, são acontecimentos viscerais e violentos.”

“Queria com ‘Mil Placebos’ explorar os efeitos psíquicos do contato prolongado com o tráfego de informações, as relações humanas mediadas por interfaces eletrônicas, de que maneira isso se relaciona com a realidade em si”, diz o autor a respeito dos temas centrais da obra. Em tempos de fóruns e chans ganhando relevância no debate público após a ascensão da nova extrema-direita, também viu como necessidade pensar a manipulação dos espaços de discussão. 

Matheus Borges começou a escrever “Mil Placebos” em 2013. Ele estava interessado em criar um romance que comportasse a perspectiva do cyberpunk dentro dos parâmetros de realismo literário. Sua intenção era criar um thriller que abordasse o aspecto obscuro — quase mítico — da deep web, em oposição à banalidade da internet superficial. Assim, “Mil Placebos” acabou sendo um livro orientado por uma perspectiva de ficção científica, influenciada por autores como J. G. Ballard, William Gibson, Don DeLillo. “Com essa perspectiva, tentei trazer aspectos do gênero relacionados à estranheza de um mundo que é guiado por dispositivos de comunicação”, explica o escritor, que também cita pensadores do capitalismo tardio como referências, em especial Mark Fisher, Franco Berardi e McKenzie Wark. Não à toa, usa como epígrafe uma frase de Ballard: “Tudo está se transformando em ficção científica”. 

Confira trecho do livro: 

“Já fazia algum tempo que eu não visitava o consultório do psiquiatra. Havia estado lá duas ou três vezes e a companhia daquele homem me provocava um tédio imenso, bem como seus conselhos e conclusões, dirigidas ao ideal platônico de paciente, nunca a mim ou a qualquer indivíduo em particular. As consultas eram tão infrutíferas quanto as aulas e todas compartilhavam desse mesmo aspecto terrível de impessoalidade autoritária, exigindo que eu apresentasse bons resultados, a fim de validar as teses aplicadas em mim, o paciente e aluno.”