Início » Grupo Vocal dos Corpos Artísticos do Amazonas apresenta “Missa Festiva”, de John Leavitt, amanhã (08)
cultura

Grupo Vocal dos Corpos Artísticos do Amazonas apresenta “Missa Festiva”, de John Leavitt, amanhã (08)

A clássica composição de John Leavitt, “Missa Festiva”, será tema do sarau comemorativo de Páscoa, do Teatro Amazonas. Glória e Agnus Dei são algumas das peças que serão apresentadas pelo Grupo Vocal do Coral dos Corpos Artísticos Amazonas, neste sábado (08/04), às 16h. A entrada é gratuita.

A “Missa combina o lirismo melódico com contraponto, além de um brilhante acompanhamento melódico. De acordo com o maestro Rodrigo do Amaral, apesar da composição não ter sido criada com intuito religioso, o texto bem se encaixa em uma celebração de páscoa. “A obra é belíssima, o público vai gostar bastante”, afirma o maestro.

A “Missa Festiva” foi criação de uma peça de festival para o Simpósio Internacional de Corais em Kansas City (EUA). Embora a obra não tenha o propósito de ser uma missa litúrgica, ela utiliza os textos em latim, que se consagraram no canto coral através dos séculos. 

Na composição consta uma seleção de 5 peças. Inicia-se com um melódico “Kyrie”, seguido de um energético “Glória” e, posteriormente, o “Credo”, diferente das outras 4 peças, o “Credo” tem uma escrita que nos remete aos monges, com tranquilidade e meditação, em seguida retoma a energia com “Sanctus”, e encerra da mesma forma que iniciou bem melódico, com o texto “Agnus Dei”.

A apresentação faz parte da programação de Páscoa do Governo do Amazonas, realizada por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Segundo o secretário em exercício, Cândido Jeremias, esta é mais uma opção de lazer para a família e aproximação da população à música lírica. O sarau tem duração de 20 minutos, mas as atividades se estendem para o Largo São Sebastião, com muitas brincadeiras e diversão para a criançada.