Início » Mercado de consultoria é promissor no Brasil e deve crescer mais de 4% ao ano no mundo, segundo pesquisa
Notícias Corporativas

Mercado de consultoria é promissor no Brasil e deve crescer mais de 4% ao ano no mundo, segundo pesquisa

Um mercado que vem numa crescente no Brasil e no mundo. Segundo o site de pesquisas Mordor Intelligence, a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de crescimento do mercado de consultorias é de 4,3% de 2023 a 2028, no mundo.  No Brasil, as consultorias têm aproveitado as oportunidades geradas pelas constantes mudanças no mercado e na economia, para atuar direcionando as empresas no melhor caminho a seguir. O aumento no número de empreendedores no Brasil também tem contribuído bastante para o desenvolvimento do setor, por isso esses profissionais buscam locais adequados e de baixo custo para o desenvolvimento das suas atividades, como os coworkings (escritórios compartilhados).

 A sócia e gestora do primeiro coworking de Manaus, o Prooffice Escritórios Inteligentes, Carolina Cunha, destaca que os consultores estão entre as cinco profissionais que mais utilizam os serviços dos escritórios compartilhados “Porque aqui a estrutura está toda preparada. Temos salas de reunião e treinamentos, serviços de apoio administrativo, como impressões, recepção, telefone, internet, estacionamento terceirizado, gerador de energia 100%, por um custo mínimo, é bastante atrativo”.

Por esses motivos, existem consultorias que já nascem dentro de coworkings, como o Parque de Ideias, que já foi fundada com o CNPJ e toda a política fiscal no Prooffice, aproveitando a opção de o coworking também ser um escritório virtual “Não faz o menor sentido hoje a gente investir tempo e dinheiro em gestão de “facilities” (serviços de limpeza, portaria, segurança, manutenção de equipamentos) A gente precisa efetivamente focar no trabalho. Por isso optamos pelo Prooffice desde o início, porque facilita até a gestão financeira, tudo está incluso no valor do aluguel das salas e no pacote de escritório virtual”, explica Durval Braga Neto, Diretor Executivo do Parque de Ideias.

Fazer atendimentos num ambiente apropriado aumenta a produtividade e leva tranquilidade para os profissionais receberem seus clientes “Você se sente mais tranquilo para prestar os serviços, para focar, pensar, estruturar os projetos. Nós já fizemos alguns programas, workshop de Lego®️ Serious Play®️, cursos, todas as minhas mentorias eu faço aqui porque é central, os clientes conseguem estacionar, é um ambiente seguro, que gera boa impressão em quem chega,” destaca Braga Neto.

Para oferecer serviços que dão tranquilidade e fidelizam os clientes, investimentos são feitos também no quadro de profissionais do coworking constantemente, inclusive valorizando a expertise das empresas que estão instaladas no local “Nós já iniciamos setembro com workshop de Lego®️ Serious Play®️, ministrado pelo nosso parceiro Parque de Ideias, para desenvolver ainda mais nosso time”, destaca Carolina. “Nesse workshop nós trabalhamos temáticas como o autoconhecimento, trabalho em time, cultura organizacional, valores da organização. Esse workshop trabalha além do profissional a camada mais pessoal, porque isso é indissociável hoje, e embora essa história de propósito tenha sido banalizada, eu acredito fielmente, que na maioria das vezes eu consigo, mesmo o colaborador não tendo clareza do seu próprio propósito, quando a empresa oferece uma direção clara, ele acaba se conectando com a organização e encontrando sua missão pessoal. E eu me sinto mais seguro vendo que o local onde eu tenho minha empresa se preocupa com o desenvolvimento pessoal/profissional da sua equipe”, explica o Braga Neto.

A supervisora financeira do Prooffice, Maria do Socorro Lima, definiu o workshop como surpreendente “Valeu muito a pena, só veio a acrescentar. Trouxe conhecimento sobre nós mesmos como pessoa, como profissional” . Para a supervisora comercial Lucimara Souza, o treinamento a fez despertar para uma visão mais analítica do cotidiano “E do quanto é importante o autoconhecimento para ter sucesso na carreira, na vida pessoal e ser mais feliz, realizada com o que nos propomos a fazer”, finaliza.