Início » Bolsonaro diz à PF que postou sem querer e medicado, vídeo com ataques a sistema eleitoral após atos golpistas
Política

Bolsonaro diz à PF que postou sem querer e medicado, vídeo com ataques a sistema eleitoral após atos golpistas

Foto: Fenando Donasci/Agência O Globo

ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em depoimento à Polícia Federal que postou sem querer um vídeo em que contesta o sistema eleitoral, dois dias após os atos golpistas de 8 de janeiro. Ele deixou a sede da corporação, em Brasília, após depor por cerca de duas horas no inquérito que investiga quem são os autores intelectuais dos ataques às sedes dos Três Poderes. A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

— Este vídeo foi postado na página do presidente Facebook quando ele tentava transmitir para o seu arquivo de WhatsApp para assistir posteriormente. Por acaso, justamente nesse período, ele estava internado em um hospital em Orlando — afirmou o advogado Paulo Cunha Bueno, que acompanhou o ex-presidente no depoimento. — Foi feita de forma equivocada. Tanto que pouco depois, duas ou três horas depois, ele foi advertido e imediatamente retirou a postagem.

— A postagem se deu de forma equivocada, poucos momentos após a saído do ex-presidente do hospital, quando estava sob efeito de remédios e ainda muito debilitado. A mecânica de postagem no Facebook se dá com meros dois cliques no ícone “compartilhar”. A gente juntou ao depoimento o vídeo ilustrativo de como se dá a devida postagem. Ele sequer havia percebido que havia postado o referido conteúdo. Assim que alertado e tomou conhecimento da postagem, ele apagou o vídeo — explicou Fabio Wajngarten, assessor de Bolsonaro.

De O Globo.