Início » Aluno do Liceu Cláudio Santoro realiza sonho de tocar piano no Teatro Amazonas, em ensaio da Filarmônica
cultura

Aluno do Liceu Cláudio Santoro realiza sonho de tocar piano no Teatro Amazonas, em ensaio da Filarmônica

FOTOS: Antonio Lima/ Secom

Lucas Herrera, de 12 anos, foi convidado pelos maestros da Orquestra Amazonas Filarmônica, Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus, para conhecer os bastidores dos ensaios

Com habilidades para o aprendizado da música, Lucas Herrera, de 12 anos, aluno de piano do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, do Governo do Estado, conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos: tocar piano no Teatro Amazonas. Ele foi convidado pelos maestros da Orquestra Amazonas Filarmônica, Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus, para conhecer os bastidores dos ensaios.

Mesmo com pouca idade, o aluno do curso de piano, que veio do Rio de Janeiro com a família para morar em Manaus, já vem encantando os familiares e os professores da instituição, que compõem os Corpos Artísticos do Estado. Há um ano estudando no Liceu, Lucas descreveu o encontro como uma sensação de felicidade e honra.

“Foi muito bom conhecer o maestro, eu fiquei nervoso e feliz ao mesmo tempo, porque é um grande maestro. Nós tocamos uma das peças mais conhecidas de Mozart, que é a marcha turca. Ele me incentivou, além de me mostrar outras maneiras de tocar a música”, comentou sobre o encontro com Marcelo de Jesus.

Segundo Melissa Herrera, mãe de Lucas, aos três anos, o filho pediu para aprender piano, sem nunca ter tido contato com o instrumento musical e sem influência na família. Com 10 anos, em um evento, Lucas tocou o instrumento para mãe e explicou que aprendeu sozinho. Foi quando ela comprou um piano usado e ele passou a praticar durante a pandemia.

Após descobrir que o filho tem um ouvido absoluto (habilidade de uma pessoa identificar ou recriar uma dada nota musical, mesmo sem ter um tom de referência), Melissa, ao chegar a Manaus, procurou o Liceu para desenvolver as habilidades do menino.

“Quando a gente chegou a Manaus, eu tive a oportunidade de conseguir uma vaga no Liceu, o que ajudou muito ele, porque foi uma grande mudança, era a primeira vez dele tendo aula ao vivo. A professora Celi, do Liceu, foi fundamental para esse desenvolvimento. Todas as quartas-feiras ele já fica ansioso para ir para as aulas. Então tem sido uma oportunidade única”, explicou.

Encontro

Após o destaque nas aulas do Liceu, Lucas foi convidado para conhecer os bastidores da Orquestra e tocou Mozart com o maestro adjunto da Amazonas Filarmônica, Marcelo de Jesus. O regente ressaltou que o incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, tem sido primordial para descobrir e aperfeiçoar talentos de crianças no estado.

“O Lucas é uma criança especial no sentido de que ele tem o dom, tem o talento nato. A mãe dele me contou a história de como ele aprendeu a tocar, de sentar ao piano e já saber as notas e isso não é algo que todo mundo tem. Nós que temos uma caminhada profissional um pouco maior, temos a obrigação de incentivar, então tendo o apoio da família, o nosso incentivo e apoio do Liceu, só vai fazer com que ele cresça cada vez mais”, disse o maestro. 

Lucas disse ainda que está cada vez mais empolgado, em busca do aperfeiçoamento para um dia compor os Corpos Artísticos do Estado e se apresentar oficialmente no palco do Teatro do Amazonas.

“Eu quero muito tocar profissionalmente no Teatro, é um dos meus maiores sonhos, porque, com certeza, pode me levar muito longe na carreira musical. Vou continuar estudando, decidi continuar no Liceu e tenho certeza que só vou progredir”, pontuou.

Melissa, que acompanhou o encontro no Teatro, se emocionou e ressaltou que nada seria possível se não fosse o trabalho e o desempenho dos professores do Liceu.

“Fiquei muito emocionada em ver meu filho tocando com o maestro Marcelo. Esse encontro foi uma ótima oportunidade para o crescimento profissional e pessoal dele. É uma forma dele saber que pode ir muito longe. A gente só está aqui porque as portas foram abertas do Liceu, e eu sou eternamente grata por tudo que fazem pelo meu filho e pelo incentivo que essa escola aqui do Amazonas vem dando, e o guiando pelo caminho do bem, pelo caminho da música”, emocionou-se.

Com informações da assessoria.